Busca no site da UFMG

Nº 1678 - Ano 36
30.11.2009

acontece

Plano de saúde

Os servidores e pensionistas que não aderiram ao plano de saúde Casu Ifes III e que tenham contratado plano privado de assistência à saúde podem pedir ressarcimento dos valores pagos desde agosto deste ano. Os critérios foram definidos em portaria da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, publicada no Diário Oficial da União em 31 de julho.

As solicitações para o ressarcimento do auxílio retroativo devem ser feitas por meio de formulário disponível no Portal minhaUFMG. Os servidores aposentados que não estiverem cadastrados no sistema devem comparecer ao setor de pessoal de sua unidade ou órgão, portando os documentos necessários. Já os pensionistas devem procurar o Departamento de Administração de Pessoal, na Unidade Administrativa III, para efetuar sua solicitação munidos dos documentos necessários.

Além do valor retroativo, os servidores e pensionistas que atenderem às condições legais poderão receber, mensalmente, o valor de contrapartida do governo federal – atualmente de R$ 65,00 por pessoa – desde que apresentem no setor de pessoal, até o quinto dia útil de cada mês, documento que comprove o pagamento do plano privado de assistência à saúde.

As orientações para solicitação do ressarcimento constam de documento disponível na internet: [ ressarcimento.doc ]. A portaria que regulamenta a questão também pode ser acessada em endereço eletrônico: [ portaria_03.pdf ].

Engenharia Química

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFMG, cujo doutorado começou em março de 2006, teve em novembro as suas duas primeiras teses defendidas. A primeira, Estudo cinético do ustulado de zinco da Votorantim Metais: mecanismo não-catalítico associado à caracterização e à determinação de tempos de residência, foi apresentada por Julio Cézar Balarini no dia 6, sob a orientação da professora Adriane Salum, do Departamento de Engenharia Química.

Já no dia 16 de novembro, a segunda tese, Híbridos de gel polimérico em sílica mesoporosa estruturalmente ordenada para serem aplicados como sistemas de liberação controlada de fármacos, foi defendida por Andreza de Sousa, tendo como orientador o professor Ricardo Geraldo de Sousa, do Departamento de Engenharia Química, e como co-orientadora a pesquisadora Edésia Martins Barros de Sousa, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

Reciclagem no Brasil

Das prateleiras para o lixo, do lixo para as prateleiras. Este é o ciclo básico de grande parte dos produtos recicláveis consumidos diariamente. Os detalhes das cadeias de produção e reciclagem desses materiais foram analisados no livro Reciclagem e desenvolvimento sustentável no Brasil, do professor Ricardo Motta Pinto Coelho, do Departamento de Biologia Geral do ICB. O lançamento será no dia 3 de dezembro, às 19h, no Centro Mineiro de Referência em Reciclagem (rua Belém, 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte).

A obra é dividida em 16 capítulos e aborda praticamente todas as cadeias produtivas e de reciclagem dos materiais mais relevantes como plástico, alumínio, vidro, ferro, aço e papel, além de se aprofundar em temas como reciclagem de óleo de fritura, pilhas e baterias, aparelhos eletroeletrônicos e automóveis.

Outras informações sobre o livro estão disponíveis no site da Editora Recóleo (www.recoleo.ufmg.br).

Telessaúde

Cerca de 400 especialistas da área médica participam, entre 9 e 12 de dezembro, do IV Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, cujo tema é Telessaúde direito de todos: contribuindo para a universalização e qualidade dos serviços. A promoção é da Faculdade de Medicina da UFMG, da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte e do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, com a parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e da Organização pan-Americana de Saúde (Opas), entre outras instituições.

O objetivo é motivar os profissionais de saúde para o uso das tecnologias da informação e comunicação, e a reflexão sobre os desafios da telessaúde no país. Os organizadores também esperam incentivar a capacitação de novos profissionais na área, com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência ao paciente, especialmente nas regiões de difícil acesso.

Um dos destaques será um workshop realizado pelo Laboratório de Excelência e Inovação em Telessaúde, fórum permanente que envolve instituições da América Latina e da Comunidade Europeia.

As atividades serão realizadas no Dayrell Hotel, que fica na rua Espírito Santo, 901, Centro, em Belo Horizonte. Outras informações no site www.telessaude2009.com.br ou pelos telefones (31) 3409-9636 e 3409-9939.