Busca no site da UFMG

Nº 1687 - Ano 36
22.3.2010


UFMG tem novo Regimento

Integrantes do Conselho Universitário concluíram, no dia 16 de março, a votação do novo texto do Regimento Geral da UFMG. Com cerca de 150 artigos, o documento normatiza o funcionamento da Universidade. Sua elaboração se tornou necessária, pois vários itens do antigo Regimento ficaram defasados depois da entrada em vigor do atual Estatuto da UFMG, em 1999.

À época, o então reitor Francisco César de Sá Barreto instituiu Comissão Especial para iniciar os estudos visando à elaboração do novo Regimento. Desde então, os relatórios e propostas passaram por diversas etapas e instâncias de discussões e aprovações.

“Apesar do empenho das gestões anteriores, o processo atrasou e o documento não pode ser votado”, lembra o professor Ronaldo Pena, reitor da UFMG até semana passada. Tendo como foco a importância de sua aprovação, o Conselho Universitário decidiu, no entanto, realizar um esforço concentrado em seu encaminhamento final e, após dez anos, a proposta do novo texto foi aprovada pelo órgão, em bloco, em dezembro do ano passado, ficando os destaques para votação posterior, processo concluído no dia 16. “Essa foi uma importante vitória do Reitorado, com reflexos para toda a comunidade”, comemorou Ronaldo Pena.

De acordo com artigo do Regimento, as novas normas entrarão em vigor a partir de sua publicação no BOLETIM. Isso ocorrerá tão logo seja finalizada a adequação da redação do texto, informou a Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods).

Gado de leite

O Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Veterinária da UFMG está recebendo inscrições para a quinta edição do Simpósio Mineiro de Nutrição de Gado de Leite, que será realizado entre 16 e 18 de abril, no campus Pampulha. O evento vai discutir, entre outros assuntos, a alimentação da bezerra e da novilha leiteira, utilização de sorgo e a produção animal na integração entre lavoura e pecuária.

Além de pesquisadores e professores da Universidade, o simpósio contará com a participação de especialistas como Roberto Camargo Antunes, do CNPq, Roberto Guimarães Junior, da Embrapa Cerrados, e Vinicius Romanelli Moreira, da Louisiana State University (EUA).

As inscrições devem ser feitas no Cenex da Escola de Veterinária (avenida Antônio Carlos, 6.627, em Belo Horizonte). Outras informações podem ser obtidas por meio do endereço vsimposionutricao@gmail.com. O telefone do Cenex é (31) 3409-2049.

Adolescentes do HC

As questões da adolescência – emoções, sentimentos, medos, angústias – são tema dos encontros dos grupos de adolescentes do Setor de Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas da UFMG.

As reuniões acontecem uma vez por semana, com duração de uma hora e meia, e delas participam jovens de 12 a 19 anos. O objetivo é proporcionar um espaço de conhecimento sobre adolescência, permitindo que os jovens reflitam sobre situações próprias dessa fase e compartilhem experiências, emoções e sentimentos.

Para participar dos grupos no primeiro semestre de 2010, os interessados devem se inscrever até o 31 de março, gratuitamente. As inscrições podem ser feitas nos seguintes locais: Ambulatório Bias Fortes (Alameda Álvaro Celso,175, 6º andar, na secretaria ou no Serviço Social, sala 611, telefones 3409-9540 e 3409-9541) e no Ambulatório São Vicente (Alameda Álvaro Celso, 271, 2º andar, telefone 3409-9274).

Teatro na Praça de Serviços

O espetáculo Monges Zen em Ooommm... Namadooommm, do grupo Giullari del Diavolo, é a atração das próximas edições dos programas Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus. As duas apresentações serão na Praça de Serviços: a primeira no dia 24, às 12h30, e a segunda no dia seguinte, 25, às 17h30.

Recheada de gags, a montagem conta a história de um Grande Mestre e de sua gueixa que chegam a uma cidade para redimir os pecados do povo e convencer as pessoas a abandonarem sua vida luxuriosa e material. Para isso, o mestre demonstra as virtudes e poderes dos monges zen, realizando todo tipo de prova de coragem: levitação, faquirismo, resistência à dor, hipnotismo, leitura do pensamento e transmigração.
Os dois programas são organizados pelo Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

Diretoria do ICB

A comunidade do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) participou de consulta, na última terça-feira, 16 de março, para definir a nova diretoria da Unidade. Os nomes mais votados para Diretor e Vice-Diretor foram os de Tomaz Aroldo da Mota Santos, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, e Janetti Nogueira de Francischi, do Departamento de Farmacologia.

Também concorreram aos cargos de diretor e vice-diretor as professoras Ana Lúcia Brunialti Godard e Denise Carmona Cara Machado, que ficaram em segundo lugar na votação, da qual participaram docentes, alunos e servidores técnicos e administrativos.

Reitor da UFMG no período 1994-1998, Tomaz Aroldo da Mota foi pró-reitor de extensão na década de 1980 e diretor do ICB de 1990 a 1994. É pesquisador na área de imunologia atuando principalmente em temas como esquistossomose e imunidade adquirida. Janetti Nogueira é pós-doutora pelos departamentos de Farmacologia das universidades de Sherbrooke (Canadá) e Oxford (Inglaterra). Tem atuação predominante na formação de recursos humanos da graduação (Iniciação Científica) e pós-graduação, da qual resultaram publicações científicas nacionais e internacionais na área de inflamação e dor.


Posse na Fafich

O professor Mauro Lúcio Leitão Condé, novo vice-diretor da Fafich, é vinculado ao Departamento de História e não ao de Psicologia, como informou o BOLETIM em sua última edição.