Busca no site da UFMG

Nº 1689 - Ano 36
5.4.2010


Embaixadora

A professora Silma Pinheiro, da Escola de Enfermagem, foi indicada como embaixadora do Brasil na Society of Healthcare and Epidemiology of America (SHEA). A indicação foi anunciada no último dia 21 por um comitê de especialistas da SHEA, que avaliou um projeto encaminhado por Silma com o objetivo de reduzir a ocorrência de infecções associadas a cateteres em Unidades de Terapia Intensiva. A professora, que ocupará o posto até 2011, tem a missão de estruturar uma equipe no Brasil para desenvolver intervenção multicêntrica em todas as capitais do país. A Society of Healthcare and Epidemiology of America foi fundada em 1980 para promover a aplicação da ciência da epidemiologia da saúde.

Bolsa-ginástica

O Centro de Extensão (Cenex) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional oferece 19 bolsas para professores e servidores técnicos e administrativos da UFMG interessados em realizar atividades físicas na Unidade. São quatro bolsas para aulas de Water Bike, às terças e quintas-feiras, das 16h às 16h30, e duas bolsas para a mesma atividade no horário das 16h30 às 17h. Há ainda quatro bolsas para musculação, quatro para ginástica artística, três para natação e duas para hidroginástica, em horários que serão informados posteriormente.

Cada servidor ou professor pode se candidatar em apenas uma modalidade. As inscrições devem ser feitas até as 17h do dia 14 de abril, na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) – entrada pela lateral direita da Biblioteca Central. É necessário preencher um formulário disponível na página da Universidade (www.ufmg. br) e apresentar carta da chefia imediata, além de xerox do contracheque. Os candidatos contemplados deverão apresentar atestado médico recente liberando-os para a atividade física na qual se inscreveram. Mais informações pelos telefones 3409-4587 e 3409-4192.

Trabalho e educação

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos e participação no III Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade, que vai acontecer entre 17 e 21 de maio, na Faculdade de Educação da UFMG. Realizado em parceria com Cefet-MG, Uemg, Ufop e Conservatório Nacional de Artes e Ofícios da França, o evento chega a sua terceira edição com o objetivo de discutir o estágio atual das pesquisas em trabalho e educação. Além de conferências e minicursos de professores brasileiros e estrangeiros, o simpósio receberá trabalhos e pôsteres em grupos com os seguintes temas: Formação de adultos; Ofícios e profissões; Identidade profissional; Sociedade, políticas públicas e educação profissional na cidade e no campo; Tecnologia e sustentabilidade; Licenciatura: formação e identidade profissional; Trabalho, saberes e experiência; e Formação profissional em engenharias e tecnologias. Os trabalhos devem ser inscritos até 12 de abril; as inscrições de participação seguem até 16 de maio. A programação está no site www.sitre.cefetmg.br.

Gestão de políticas públicas

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem), da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), realiza, a partir de maio, o Curso de Formação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça. O objetivo é formar profissionais para atuarem no processo de elaboração, aplicação, monitoramento e avaliação de projetos e ações de forma a assegurar a transversalidade e a intersetorialidade de gênero e raça nas políticas públicas.

O curso será realizado a distância e são oferecidas 100 vagas para Juiz de Fora, 200 para Confins e 200 para Lagoa Santa. As inscrições podem ser feitas até 11 de abril pelo site www.fafich.ufmg.br/nepem/gppger. A iniciativa conta com parceria da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Universidade Aberta, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR), Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (MEC), Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam).

Poesia do povo

O Quarta Doze e Trinta do dia 7 de abril recebe o espetáculo teatral Cordel poesia do povo. A peça foi produzida como trabalho curricular por alunos do Teatro Universitário da UFMG, sob direção do professor Fernando Limoeiro. Segundo os autores do trabalho, o objetivo é traçar um panorama dos cordéis populares, com seus heróis picarescos e peripécias. O espetáculo mistura música, poesia e humor e será apresentado na Praça de Serviços. O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Tomos

Até 21 de abril, estará em cartaz na Galeria de Arte do Centro Cultural da Cemig (avenida Barbacena, 1.220) a mostra Tomos, dos professores Eugênio Paccelli e Wanda Tofani, da Escola de Belas-Artes. A exposição reúne imagens gráficas baseadas na comparação de ilustrações entre dois livros de anatomia do século XIX. O termo tomo vem do grego e significa “pedaço” ou “parte”. Os trabalhos foram selecionados pela 19ª Concorrência de Talentos promovida pela Cemig. A mostra pode ser visitada das 8h às 19h.