Busca no site da UFMG

Nº 1691 - Ano 36
19.4.2010


Revitalização de rios

O Projeto Manuelzão da UFMG e o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) promovem em Belo Horizonte, de 10 a 12 de maio, o II Seminário Internacional de Revitalização de Rios (Brasil – Coréia do Sul, EUA, União Europeia). As inscrições estão abertas e devem ser feitas a partir do site do Projeto Manuelzão: www.manuelzao.ufmg.br, onde também está a programação completa do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail participativo@meioambiente.mg.gov.br.

O evento é parte de movimento internacional pela revitalização de rios e pretende contribuir para o intercâmbio de projetos desenvolvidos em diferentes pontos do planeta, além de dar continuidade às ações do projeto Meta 2010 do Estado de Minas Gerais.

O encontro será também oportunidade para debater modelos e conceitos diferentes de gestão das águas nas bacias hidrográficas, nas cidades e no campo, com apresentação de novos paradigmas.

Plantão sobre plano de carreira

Servidores com dúvidas sobre possibilidades e procedimentos relativos à carreira institucional podem buscar orientações na Comissão Interna de Supervisão de Plano de Carreira dos Cargos Técnicos e Administrativos em Educação da UFMG (CIS), responsável por orientação, fiscalização e consultoria.

O atendimento, em regime de plantão, segue os seguintes horários: segunda a sexta, das 9h às 12h, e quartas e quintas, das 14h às 17h. A sede da CIS fica na sala 207 da Unidade Administrativa II, no campus Pampulha.

Criada em 2006, a comissão é composta por 11 membros do quadro permanente, eleitos a cada três anos. Sua função é auxiliar, fiscalizar e avaliar a implementação do plano na Universidade. O plano de carreira dos servidores das instituições federais de ensino foi instituído em 2005, por meio da lei 11.091.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-6485 ou pelo endereço cis@prorh.ufmg.br.

Gerais Big Band e Dona Jandira

A semana musical no campus Pampulha terá Gerais Big Band e Dona Jandira. O conjunto formado por alunos da Escola de Música da UFMG encerra na terça, dia 20 (excepcionalmente, em função do feriado de Tiradentes), a programação de aniversário do projeto Quarta Doze e Trinta, que comemora 30 anos (veja matéria na página 8). O programa terá inicio ao meio-dia e meia, na Praça de Serviços.

A Gerais Big Band também comemora aniversário: são 15 anos de prática de música popular. Coordenado pelo professor Marcos Albricker, o conjunto vai apresentar arranjos escritos por alunos e professores para esta formação. A Gerais Big Band habilita os alunos para a performance técnica, a improvisação, a criação de arranjos e a regência, na área de música popular.

Na quinta-feira, 22, às 17h30, na série Uma Tarde no Campus, Dona Jandira e banda interpretam Lupicínio Rodrigues, Dolores Duran, Cartola, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Tom Jobim e Vinícius de Morais, entre outros. Revelada com mais de 60 anos, a cantora tornou-se conhecida por seu estilo peculiar e pela alegria que leva para o palco.Os espetáculos serão realizados na Praça de Serviços, com entrada gratuita.

Treinamentos sobre base de dados

A Biblioteca Central realiza esta semana, nos dias 22 e 23, treinamentos sobre as bases de dados da Thomson Reuters e da Elsevier, ambas integrantes do Portal de Periódicos Capes. O evento é dirigido a integrantes da comunidade acadêmica e a inscrição deve ser feita no site da Biblioteca Universitária (www.bu.ufmg.br).

Na quinta-feira, o foco do treinamento serão as bases de dados Web of Science, EndNote Web, Derwent Innovations Index e Journal Citation Reportes – JCR, todas da Thomsom Reuters. Na sexta-feira, o treinamento abordará as bases da Elsevier: Science Direct, Scopus e Compendex/Engineering Village, esta destinada aos usuários das áreas da Engenharia.

Seminário de Diamantina

Estão abertas as inscrições para o décimo quarto Seminário sobre a Economia Mineira, que o Centro de Estudos do Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) realiza em Diamantina de 25 a 27 de maio.

O evento, que ocorre a cada dois anos, reúne pesquisadores que têm Minas Gerais como objeto de reflexão. Os temas serão abordados em mesas-redondas e sessões especiais compostas por convidados, e em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados nas áreas de história econômica e demografia histórica; economia mineira; e demografia e políticas públicas.

Para inscrever-se é necessário preencher ficha que está no site do Cedeplar (www.cedeplar.ufmg.br) e pagar taxa. Mais informações podem ser obtidas no mesmo site ou pelo email seminarios@cedeplar.ufmg.br.