Busca no site da UFMG

Nº 1695 - Ano 36
17.5.2010


Dança e política

A bailarina, coreógrafa e performer Micheline Torres é a convidada desta semana do Quarta Doze e Trinta. Ela traz para o campus Pampulha, no próximo dia 19, o espetáculo Eu prometo, isto é político, primeiro trabalho do projeto Meu Corpo é Minha Política. Apesar da apresentação solo, a construção do espetáculo teve a participação de artistas de diversas nacionalidades e o processo de investigação foi desenvolvido em residências em Portugal, Brasil e Noruega. Eu prometo, isto é político será apresentado no auditório da Reitoria, às 12h30, com entrada gratuita. O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).

Cone Sul

A UFMG tem 14 vagas para professores – formados ou em formação, de todas as áreas do conhecimento – que se interessem em participar do Programa Escala Docente entre agosto de 2010 e julho de 2011. A iniciativa, ligada à Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), prevê a mobilidade de docentes entre as universidades do grupo. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) receberá as candidaturas até 28 de maio. As vagas são para universidades da Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. As temporadas têm duração de uma semana a dois meses, e os professores receberão recursos da UFMG e das universidades de destino. O edital está disponível na página do DRI. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4591.

Arte das universidades

Está em cartaz até o próximo dia 26, no saguão da Reitoria, a exposição Pesquisa e Criação Artística nas Universidades, que reúne obras de aproximadamente 60 artistas da Escola de Belas-Artes da UFMG e da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais. A mostra tem curadoria dos professores Fabrício Fernandino, diretor do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, e Marília Andrés Ribeiro, diretora da C/Arte Projetos Culturais. Ela integra o projeto Memória, Acervo e Arte, iniciativa cultural da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade que visa catalogar e conservar o acervo da UFMG.

Segundo os curadores, a ideia da exposição nasceu da vontade de abrir o espaço da Universidade para a criação artística de seus professores e alunos. “Ampliamos para outras universidades e convidamos os professores da Escola Guignard”, contam, ao classificar a iniciativa como “um momento de encontro, de integração das escolas de artes da UFMG e da UEMG, e de discussão da Bienal de Arte Universitária, que está se configurando para acontecer em Belo Horizonte, em setembro deste ano”.

Engenharia de Produção

O programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFMG abriu 22 vagas para os cursos de mestrado e doutorado, para entrada no segundo semestre deste ano. As inscrições do mestrado vão até 11 de junho, com a oferta de 13 vagas para a área de concentração de Produção e Logística e três para a de Produto e Trabalho. O processo seletivo do doutorado oferece seis vagas na área de Produção e Logística, com inscrições abertas até 18 de junho. Elas devem ser feitas pessoalmente ou enviadas por correio, com postagem até o último dia, à secretaria do Programa, na sala 3212 da Escola de Engenharia da UFMG, campus Pampulha. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h. Os editais e as fichas de inscrição estão disponíveis no site www.dep.ufmg.br/pos. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4881 ou pelo e-mail ppgep@dep.ufmg.br.

Auxílio transporte

Estudantes da UFMG que moram em Belo Horizonte interessados em obter a bolsa auxílio transporte da Fump devem ficar atentos para a mudança na forma de agendamento do benefício, que passará a ser feito exclusivamente por telefone. Os números são (31) 3409-8400 (Fump/sede) e 3409-3970 (campus Pampulha). Os alunos que solicitam o benefício precisam comparecer, ainda, às reuniões com assistentes sociais do órgão. Os encontros, semanais, acontecem nos períodos da manhã (9h às 10h) e da tarde (14h às 15h). Em Montes Claros, no entanto, o agendamento continua a ser feito de forma presencial na unidade da Fump no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), localizado à avenida Universitária, 1.000, bloco B, bairro Universitário. Mais informações no site www.fump.ufmg.br.

Adiamento

Será em 9 de junho – e não mais em 19 de maio –, a aula inaugural do programa latino-americano de doutorado em Políticas Públicas – Educação e Profissão Docente. Coordenado pela Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, a iniciativa pretende ampliar o intercâmbio acadêmico por meio da formação conjunta de investigadores e criação de redes de pesquisas na área de educação envolvendo oito países e onze universidades da América Latina e do Caribe.

O projeto foi criado dentro do programa de pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da FaE, em função de acordo interinstitucional estabelecido entre UFMG, Oficina Regional de Educação da Unesco (Oreal), Instituto de Educação Superior da Unesco (Iesalc) e Rede Kipus. A aula inaugural será dada pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Ana Lucia de Almeida Gazolla, reitora da UFMG na gestão 2002-2006, no auditório Neidson Rodrigues, às 16h, na FaE, campus Pampulha.