Busca no site da UFMG

Nº 1700 - Ano 36
21.6.2010

Dolores e forró

Shows com repertório baseado na obra de Dolores Duran e em ritmo de forró marcam a programação desta semana dos programas Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus. Na quarta-feira, dia 23, às 12h30, no auditório da Reitoria, a cantora mineira Marcê Porena apresenta o show Por causa de você, que revisita as canções de Dolores Duran em roupagem musical contemporânea, com formação de piano e voz, e que, ao mesmo tempo, mantém a atmosfera dos night clubs frequentados pela cantora na Copacabana dos anos 50.

Na quinta-feira, dia 24, a arena da Praça de Serviços será tomada pelo som da banda Menina do Céu, que apresenta canções do seu primeiro CD, O dia em que o sol declarou-se para a lua, e seu já conhecido repertório de forró. Comandada pela vocalista Izabela, a banda é a atração do projeto Uma Tarde no Campus, a partir de 17h30.

Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC), com entrada franca.

História das ciências

Estão abertas até 1º de julho as inscrições para apresentação de simpósios temáticos no I Encontro Nacional da Pesquisadores em História das Ciências, que será realizado de 22 a 24 de setembro na Fafich pelo programa de pós-graduação em História e pelo Grupo Scientia (Grupo de Teoria e História da Ciência). Já as inscrições de comunicações ficarão abertas no período de 15 de julho a 15 de agosto. Resumos devem ser enviados para o endereço enapehc.ufmg@gmail.com.

A programação inclui mesas-redondas e conferências, e os interessados podem se inscrever nas seguintes modalidades: simpósio temático (doutores e doutorandos), comunicação (titulação livre) e ouvinte. Haverá publicação de anais eletrônicos (com ISBN) e entrega de certificados aos participantes. A programação do evento está disponível no site www. fafich.ufmg.br/enapehc, onde também podem ser encontradas informações sobre inscrições e diretrizes para colaboradores.

Reajuste das bolsas de extensão

O Programa de Bolsas de Extensão (PBEXT), da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG, aumentará em 20% o valor das bolsas dos programas e projetos de extensão da Universidade. A partir deste mês, os 731 bolsistas beneficiados pelo PBEXT passam a receber R$ 360. Os recursos são provenientes do próprio orçamento da UFMG. Todos os anos, a Proex abre edital de seleção de projetos a serem contemplados com bolsas. Em 2010, foram apresentadas 216 propostas.

Risoleta Neves

Experiências de assistência farmacêutica relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), ao uso racional de medicamentos e à formação acadêmica de graduandos de Farmácia, desenvolvidas pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN), gerido pela UFMG, foram reconhecidas no I Prêmio Aluísio Pimenta de Assistência Farmacêutica, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde, e cujo resultado foi anunciado no dia 13 de junho.

Dos cinco trabalhos inscritos pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves, três conquistaram o primeiro lugar e dois ficaram em segundo e quarto lugares. Os trabalhos do HRTN foram premiados em duas categorias. O de acompanhamento farmacoterapêutico venceu na categoria Assistência Farmacêutica no Âmbito do SUS. Já na categoria Experiências Exitosas, o Hospital conquistou o primeiro e quarto lugares entre as ações voltadas para profissionais de nível médio; o segundo lugar entre aquelas direcionadas aos profissionais de nível superior; e um documentário com orientações sobre o uso de medicamentos para gestantes e lactantes venceu na modalidade que reuniu iniciativas destinadas à comunidade.

Centenário da Medicina

Como parte das comemorações do centenário da Unidade, a Associação dos Ex-alunos e Amigos da Faculdade de Medicina (Amed) realizará a cerimônia de posse de sua diretoria nesta quinta-feira, dia 24 de junho, às 19 horas, na Sala Aurélio Pires. Após a solenidade, o grupo Voz & Companhia apresenta esquete cênico-musical, e o professor João Gabriel Marques, do Departamento de Clínica Médica, profere a palestra O médico, o místico e o circo.

Doação de fazendas

O Conselho Universitário aceitou a doação das fazendas Pequi e Porteirinha, localizadas em Montes Claros, ao patrimônio da UFMG. Elas deverão sediar o Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia do Norte de Minas, órgão complementar vinculado ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA). A decisão sobre a doação foi tomada durante reunião no dia 8 de junho.

As duas fazendas, que pertencem ao patrimônio da União, ficam em área contígua do bairro Morada da Serra e somam 108 hectares. A proposta do centro de ensino, pesquisa e extensão que se pretende implantar no local tem origem nas demandas de desenvolvimento da agropecuária na região Norte de Minas e na parceria entre a UFMG e a Associação Estadual de Cooperação Agrícola. O objetivo é estimular o desenvolvimento de estudos na área de agroecologia e convivência com o semiárido. A incorporação das duas propriedades também ampliará as oportunidades para alunos dos cursos do ICA adquirirem experiência prática. O Instituto conta com a Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro, com 232 hectares, para desenvolver atividades de campo.

Fermata, série de concertos, www.musica.ufmg.br divulga@musica.ufmg.br