Busca no site da UFMG

Nº 1709 - Ano 36
6.9.2010

Dá uma carona?

Projeto que organiza caronas é instrumento de plano diretor de transportes do campus Pampulha

Giselle Ferreira

Aline Dacar
Transporte solidário: parte da solução para a questão do trânsito no campus Pampulha

A frota de veículos cresce sem parar, o sistema de transporte coletivo está longe do desejável e Belo Horizonte enfrenta graves problemas de trânsito. O campus Pampulha, um dos polos que mais atraem tráfego na capital – atrás apenas do Centro da cidade –, não fica de fora desse quadro. Para evitar futuro colapso e colaborar para diminuir o ruído e outros impactos ambientais na cidade universitária, alunos da UFMG desenvolveram o Projeto Caronas, site que se propõe a organizar o transporte solidário envolvendo alunos e servidores da Instituição.

Estima-se que 45 mil pessoas circulam todos os dias pelo campus Pampulha, sendo 80% delas usuários permanentes – alunos, professores e servidores. Com a implementação integral do Reuni, plano de expansão das universidades federais, projeta-se para 2014 aumento de 29% sobre a população usuária permanente atual. E a mudança das escolas de Direito e Arquitetura para o campus, ainda sem data prevista, tende a agravar o problema dos congestionamentos e da escassez de vagas.

Diante dessa situação, a Emas Consultoria (empresa júnior de meio ambiente e saneamento), vinculada à Escola de Engenharia, criou o Plano Diretor Setorial de Transportes (PDST) – conjunto de diretrizes, metas e soluções integradas para que a estrutura do campus cresça de forma sustentável. O Projeto Caronas é uma de suas vertentes. Contratada em dezembro pelo Departamento de Planejamento Físico e Projetos da UFMG, a equipe responsável pelo plano é composta por 18 pessoas, entre técnicos, alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura, Geografia, Estatística, além do professor Dimas Alberto Gazolla Palhares, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia.

“A matriz de transportes do campus Pampulha, que é basicamente composta por quatro modais – ônibus, carros, bicicletas e pedestres –, está completamente desequilibrada, uma vez que a grande maioria das pessoas vem de ônibus ou de carro”, explica Carlos Janúncio, integrante da equipe, aluno da Engenharia Civil e diretor-presidente da Emas.

Para equilibrar a matriz, Janúncio anuncia que o projeto toca num ponto polêmico. “O plano prevê a otimização do uso das vagas de estacionamento, mas não a criação de novas vagas, pois elas só privilegiam o uso do modal carro. Uma das nossas principais premissas é estimular os usuários do campus a optar por modais públicos e não motorizados como a bicicleta e a caminhada, em detrimento dos automóveis”, afirma. Nesse sentido, o Plano Setorial de Transportes promove estudo amplo dos transportes no campus, que inclui diagnóstico do transporte público e do privado, do não motorizado, da circulação, da segurança, dos estacionamentos e dos impactos ambientais.

“Como um dos produtos desse estudo, o Projeto Caronas é uma boa medida, já que quanto mais pessoas em um só carro, menor o número de automóveis circulando e menor o impacto ambiental”, acrescenta Janúncio.

Site

No ar desde o mês de junho, o site do Projeto Caronas só aceita o cadastro de usuários a partir do endereço eletrônico da UFMG, o que torna o acesso restrito a membros da comunidade. Em seu perfil, o usuário deve incluir dados para contato, como e-mail, telefone e página pessoal no Orkut, além do bairro em que reside, principais ruas do itinerário e horários de entrada e saída do campus a cada dia da semana. Essas informações permitem que os caroneiros e proprietários de veículos busquem outros usuários com rotas coincidentes e, assim, combinem a carona.

Na pesquisa que precedeu a criação do projeto, a equipe da Emas constatou grande interesse da comunidade acadêmica na criação de um sistema de caronas: cerca de 90% dos entrevistados se declararam dispostos a oferecer carona e 70% demonstraram vontade de receber a gentileza. A audiência do site tem refletido esses números: em dois meses, foram mais de 600 perfis inscritos, e a média de acessos é de 100 por dia.

Para Hayama Cristina, estudante do 3º período de Farmácia, “a iniciativa do site é louvável”. Ela pega carona há poucas semanas e afirma que, “além de ser boa alternativa para contribuir com o tráfego do campus, o projeto permite economizar e fazer novos amigos”. Paulo Lima, estudante de Engenharia de Controle e Automação, alerta, por sua vez, para o perigo de dar caronas a desconhecidos: “É preciso estar sempre atento à violência, e o fato de os usuários terem acesso a referências dos caroneiros é um ponto muito positivo do projeto”.

Com relação à segurança, Carlos Janúncio, da Emas Jr., ressalta que, no ato do cadastro, o usuário assina termo de compromisso no qual, entre outras cláusulas, o proprietário do veículo assegura ser habilitado e possuir carro em perfeitas condições de uso.

Outras informações podem ser encontradas no site www.caronasufmg.emasjr.com.br.