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Nº 1732 - Ano 37
04.04.2011

Locus da GENTILEZA

UFMG lança campanha para estimular a boa convivência no ambiente acadêmico

Marcos Fernandes

Tudo começou há um ano, quando a professora Lídia Alvarenga, da Escola de Ciência da Informação, enviou um e-mail relativamente despretensioso à Ouvidoria da UFMG sugerindo a criação de um movimento capaz de suscitar a prática da gentileza nos campi da UFMG. A correspondência foi enviada à Pró-reitoria de Administração, chamando a atenção do pró-reitor, Márcio Baptista, que a encaminhou ao Centro de Comunicação (Cedecom).

A ideia foi transformada em uma campanha, intitulada Bocados de Gentileza, que será lançada nesta segunda-feira, dia 4, às 10h, na Sala de Sessões, no quarto andar da Reitoria. A iniciativa é apoiada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh) e pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes).

Professora da UFMG há 13 anos, Lídia Alvarenga diz que a prática da gentileza precisa ser resgatada na academia, um “ambiente de excelência”, em sua avaliação. “Esses valores deveriam sempre ser estimulados e lembrados aqui dentro. Um espaço de cultura e conhecimento é também lugar de gentileza”, defende. A iniciativa surge no contexto de expansão de vagas na UFMG, em especial no campus Pampulha, provocada pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Unidades Federais (Reuni) e pela construção dos novos prédios da Face e da Escola de Engenharia.

A medida de cada um

A campanha busca imprimir um tom leve e descontraído ao tema da gentileza, sem cair na tentação de ditar “normas de convivência” à comunidade acadêmica. Segundo a publicitária Isabela Scarioli, coordenadora de Planejamento do Cedecom, a iniciativa sugere atitudes que não configuram grandes exigências, como atravessar na faixa de pedestres, estacionar somente em locais preservados para este fim ou jogar lixo nos recipientes apropriados. O nome Bocados de Gentileza, conta ela, surgiu do desejo de tentar, no espírito divertido da campanha, estabelecer “quantidades de gentileza, que podem variar de pessoa para pessoa”.

Para difundir esse conceito, foram desenvolvidos peças como a placa de trânsito que reproduz a famosa travessia dos Beatles na rua londrina Abbey Road, multas simbólicas, que serão utilizadas pela pessoa que sinta necessidade de alertar aquele que não obedecer às normas, bottons, adesivos para carros e banheiros, camisetas, canecas, outdoors e o lixocar, espécie de lixeira adaptada para veículos. Também nesta segunda-feira vai ao ar o blog (www.ufmg.br/bocados de gentileza) que abrigará comentários e sugestões. As colaborações da comunidade acadêmica poderão ser enviadas na forma de vídeos, fotos e textos.

Outra iniciativa para disseminar os princípios da campanha é a blitz nas entradas do campus Pampulha e da Faculdade de Medicina, Praça de Serviços e restaurante Setorial II, onde alunos voluntários distribuirão brindes e materiais de divulgação. A ação vai acontecer durante toda esta semana.

Trânsito, o alvo preferencial

Trânsito, lixo e áreas verdes são os três eixos temáticos da campanha Bocados de Gentileza, que deverá se desenrolar até o final do ano. A expectativa é de que outros temas sejam incorporados ao escopo inicial da iniciativa. “Certamente a comunidade acadêmica vai levantar novas questões relacionadas à convivência no campus”, avalia a relações públicas Ana Paula Vieira, uma das idealizadoras da campanha no Cedecom.

Com mais carros circulando pelas ruas do campus, o principal alvo da campanha neste momento é justamente o trânsito e os problemas decorrentes, como veículos estacionados em locais proibidos, obstrução do trânsito devido ao grande número de automóveis, morosidade do fluxo e desrespeito à sinalização viária.

O pró-reitor de Administração, professor Márcio Baptista, reconhece os problemas estruturais, mas isso, em sua avaliação, não justifica infrações às regras nem atos de deselegância no trânsito. “A gentileza deve prevalecer no ambiente universitário”, afirma Baptista.

Responsável pelo insight que deflagrou todo o processo, a professora Lídia Alvarenga aprovou o escopo da campanha, principalmente a prioridade conferida ao trânsito. “Todos vão participar, pois no fundo todo mundo é vítima”, conclui.

 

Identidade visual: Marcelo Lustosa
Manuscrito