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Nº 1737 - Ano 37
09.05.2011

Imersos na REALIDADE

Programa Escola Integrada proporciona a estudantes da UFMG experiências concretas de docência na rede municipal; cadastramento de novos bolsistas está aberto

Vicente Cardoso Jr.

Dulcinara Rezende
Detalhe de intervenção artística nas imediações da Escola Municipal Aurélio Pires: vivência real

Formigas e borboletas sobem o poste. Uma nuvem alegre e outra triste pairam sobre a árvore e o carro na calçada. Imagens estampadas nas ruas do bairro Liberdade pelas mãos de estudantes da Escola Municipal Aurélio Pires. Essa intervenção artística teve início em novembro de 2009, quando Dulcinara Rezende, estudante de Artes Visuais, iniciou seu trabalho como bolsista do Programa Escola Integrada da UFMG.

Natureza, esportes e a rádio da escola são algumas das temáticas que inspiraram as intervenções. “Os temas foram definidos pelos próprios alunos; o ato de escolher sempre fez parte da relação deles com o lugar onde estudam”, relata Dulcinara. Logo após as primeiras experiências, a monitora percebeu que precisaria investir mais no desenvolvimento de técnicas de desenho e pintura antes de partir para a prática nas ruas. “Acho que muitas daquelas crianças nunca haviam tido contato com essa noção técnica de artes visuais. Percebi a empolgação logo nos primeiros exercícios, quando começaram a repetir em casa e levar para a escola.”
Além da intervenção artística urbana, Dulcinara também desenvolve projetos integrados com outras áreas e atividades. As oficinas de Artes e Educação Física se juntaram em uma campanha pela conscientização ambiental – a oficina de Dulcinara foi responsável pela criação de placas que apontam atitudes sustentáveis. “Além do trabalho conjunto com outros monitores, existe bastante diálogo com a equipe de escola. Sempre sentamos para discutir o que está bom e o que precisa ser mudado”, relata a monitora.

Para Dulcinara, a experiência no Programa a põe em contato com situações reais que irá encontrar em sua vida profissional. “Sempre quis ser professora e aqui tenho uma experiência real. Tenho o contato com a realidade social desses alunos e também a possibilidade de colocar em prática, para uma turma inteira, o que aprendo na Universidade”, avalia.

Formação dinâmica

Implantado em 2007, a partir de parceria da Secretaria de Educação de Belo Horizonte com a UFMG e outras universidades, o Programa Escola Integrada conta atualmente com 60 monitores de diversos cursos de graduação atuando em unidades da rede municipal, além de sete bolsistas de pós-graduação. A proposta é realizar atividades educativas em tempo integral – além das aulas regulares no turno escolar, os estudantes da rede municipal participam de oficinas durante o contraturno.

Segundo Henrique Augusto Teixeira, orientador da área de Artes Visuais do Programa e mestrando em Ensino de Arte pela UFMG, a escola integrada é uma forma de conectar o espaço escolar às realidades locais. “É uma educação considerada não formal, sem ligação direta com os Parâmetros Curriculares Nacionais, mas desenvolvida no âmbito escolar e relacionada à identidade que cada aluno traz”, explica.

A UFMG ministra oficinas nas áreas de Artes Visuais, Ciências, Educação Física e Dança, Linguagem, Matemática, Música, Pedagogia e Teatro. Henrique Teixeira destaca que o bolsista vive experiências dinâmicas como educador. “As oficinas propostas são sempre readequadas, pois precisam dialogar com as demandas e as identidades daqueles alunos e suas comunidades.” Ele destaca ainda que os bolsistas têm papel ativo na construção e acompanhamento das oficinas, podendo debater suas experiências reais nos encontros de orientação e formação. “O processo não é verticalizado”, ressalta.

Coordenador de pesquisa do Programa, o professor Juarez Dayrell, da Faculdade de Educação, considera o estágio na escola integrada “um momento privilegiado de formação do professor”. Para ele, a experiência permite ao estudante de graduação “compreender de fato como atua o professor da rede pública, do planejamento de aulas ao contato com as contradições presentes no ambiente escolar”.

Novos bolsistas

Interessados em atuar como bolsista do Programa podem se cadastrar a partir desta segunda, dia 9, até 26 de maio. As vagas são abertas a estudantes de qualquer curso e período da UFMG. O interessado deve indicar, no ato da inscrição, sua área de interesse: Artes Visuais, Ciências, Educação Física e Dança, Linguagem, Matemática, Música, Pedagogia e Teatro.

A bolsa requer disponibilidade de 20 horas semanais; 16 para desenvolvimento das oficinas e quatro para orientação na UFMG. Os classificados são convocados pelo Programa de acordo com a demanda de novos bolsistas pelas escolas municipais.

O link para realização de cadastro está disponível no site da Pró-reitoria de Extensão: www.ufmg.br/proex.

* Repórter da Assessoria de Comunicação do Programa Escola Integrada, da Pró-reitoria de Extensão