Busca no site da UFMG

Nº 1751 - Ano 37
3.10.2011

COMUNISMO E CULTURA

O professor Rodrigo Patto Sá Motta, do Departamento de História da Fafich, é um dos participantes do colóquio Comunistas Brasileiros: Cultura Política e Produção Cultural, que está sendo realizado na USP até esta quarta-feira, dia 5. “O comunismo e os comunistas brasileiros foram importantes formuladores de ideias, conceitos e produções artísticas”, analisa o professor.

O objetivo do Colóquio é entender melhor a cultura comunista, focada nas ações do PCB, cujos valores e ideias circularam para além dos espaços tradicionais da esquerda. Mais informações em comunistascultura.wordpress.com.

INOVAÇÃO

A UFMG está com inscrições abertas para minicurso e palestras sobre empreendedorismo e inovação, neste mês de outubro. As atividades são abertas ao público e a matrícula é gratuita. A iniciativa integra a programação do evento UFMG Conhecimento e Cultura, que a instituição promove entre os dias 17 e 21. Os interessados podem se inscrever no endereço https://sistemas.ufmg.br/inscricaoatividades/login.jsp para o minicurso “Como realizar uma pesquisa no estado da técnica nos bancos de dados de patentes” e as palestras “Minha pesquisa pode se tornar uma patente?” e “Inovação tecnológica: o papel da Universidade e a Experiência da UFMG”. Consulte aqui a programação.

MARINA SILVA

Marina

A ex-ministra do meio ambiente, Marina Silva, participará da cerimônia de abertura do evento UFMG Conhecimento e Cultura, no dia 17 de outubro, às 9h, no auditório da Reitoria. O evento integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema será Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos.

A mesa de abertura também contará com a presença de Reinhardt Adolfo Fuck, diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

CURIE EM MINAS

Está aberta, até 14 de outubro, na UFMG, a exposição interativa Madame Curie em Minas Gerais, no saguão da Reitoria, campus Pampulha. A cientista esteve em Belo Horizonte por três dias em agosto de 1926, com o objetivo de conhecer as instalações do Instituto Radium, hoje Instituto Borges da Costa, e os médicos locais envolvidos na pesquisa para o tratamento do câncer. Também visitou a Faculdade de Medicina, onde fez conferência sobre a radioatividade e suas aplicações na medicina. A promoção é da Diretoria de Divulgação Científica da UFMG, ligada à Proex, em comemoração ao Ano Internacional da Química.

CULTURA 0800

O cantor Edu Negão é o convidado da edição desta semana do projeto Quarta Doze e Trinta. O evento é gratuito e acontece na Praça de Serviços do campus Pampulha, no dia 5, às 12h30. Além de música, a programação cultural desta semana na Universidade também terá sessão do Cine 0800 com a exibição de Cinco vezes favela. Produzido em 1962, o filme foi um dos marcos do então nascente Cinema Novo no Brasil. O enredo traz cinco histórias independentes, cada uma comandada por um diretor – Leon Hirszman, Cacá Diegues, Marcos Farias, Joaquim Pedro de Andrade e Miguel Borges. A sessão será às 17h30, na terça-feira, 4, na Biblioteca Central, campus Pampulha.

UM MILHÃO DE ASSINATURAS

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso de Ciência (SBPC) enviaram, em setembro, carta para a presidente da República, Dilma Rousseff, sobre royalties provenientes da exploração de petróleo na camada do pré-sal. O tema será discutido na Câmara dos Deputados e a entidade pretende alcançar 1 milhão de assinaturas em petição pública, reivindicando parcela dos recursos para pesquisa e inovação. Para apoiar a iniciativa, acesse www.peticaopublica.com.br/?pi=PL8051.

PRIMAVERA NO MUSEU

O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG já abriu sua programação de Primavera. Há atividades para todas as idades. No próximo dia 11, o local abriga o 2º Workshop Museu em Debate: Vocações, Diretrizes e Metas. Entre 8 e 16, como parte da Semana das Crianças, estão previstas atividades no Espaço Arte Educação. O Museu também oferecerá oficinas de papel reciclado, jogos de memória e de quebra-cabeça. Entre 17 a 21, dentro da Semana Nacional de C&T, ocorre o ciclo de palestras sobre mudanças climáticas. O Museu fica na rua Gustavo da Silveira, 1.035, bairro Santa Inês. A entrada custa R$ 4. Informações: (31) 3461-4204 e 3409-7607 ou em www.mhnjb.ufmg.br.

erramos

SURDOS

O projeto Comunica, que prepara estudantes da área de saúde para lidar com surdos, é desenvolvido pelo Centro de Extensão da Faculdade de Medicina e não pelo Hospital das Clínicas, como informou o BOLETIM na edição passada. Todas as atividades são voltadas para alunos e algumas delas ocorrem no Hospital das Clínicas.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais