Busca no site da UFMG

Nº 1826 - Ano 39
24.6.2013

Aqui, o clássico é popular

Em pleno Centro de BH, Conservatório abre espaço para jovens músicos e estimula a formação de plateias

Zirlene Lemos*

Mais de 660 espetáculos em quatro anos, média de 25 por mês (com recesso em janeiro e julho). A programação do Conservatório UFMG inclui três séries de concertos eruditos, quatro dedicadas à música popular e outras três de caráter misto, além do tradicional Concerto de Natal, que acontece há 12 anos.

Cerca de 16 mil pessoas acompanham anualmente as apresentações musicais oferecidas pelo espaço. Esses números dão a dimensão das ações de extensão e atividades que passaram pelo Conservatório UFMG ao longo de quase quatro anos e confirmam o fortalecimento de sua missão de divulgar as expressões artísticas, promover a interação cultura e educação e garantir a diversidade.

“Boa parte desses espetáculos foi realizada por alunos de escolas de música, como a UFMG, a Uemg e o Palácio das Artes. Algumas de nossas séries têm levado ao Conservatório alunos de escolas públicas municipais, cumprindo assim alguns dos nossos maiores objetivos: criar oportunidades para os músicos iniciantes e apoiar projetos destinados à formação e ampliação de plateias em música erudita e em cultura popular”, afirma o diretor, Carlos Alberto Marques dos Reis.

Paralelamente aos espetáculos, o Conservatório UFMG recebe diversos outros projetos, como os Concertos Didáticos, o Laboratório do Centro de Experimentação e Pesquisa em Sistemas Multimodais, o Coral Ars Nova e o projeto de formação da Orquestra Infantojuvenil, parceria entre a Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Há dois anos, o Conservatório UFMG cede espaço para os ensaios semanais da Orquestra, formada por crianças sob a tutela do estado. “Espero vê-los, um dia, tocando aqui”, anseia Carlos Alberto.

Já o prédio, construído em 1926 e hoje tombado pelo patrimônio municipal, recebe cuidados especiais. Segundo o diretor, foram adquiridos equipamentos modernos de luz e som e instaladas cortinas no palco. “Agora, com autorização dos órgãos de patrimônio, será retirada a grade de proteção do muro da fachada e instalado um muro de vidro transparente. Esse trabalho será completado com a revitalização da pintura e da iluminação decorativa que, hoje, é feita com as lâmpadas alógenas. Estas serão substituídas por modernas e econômicas lâmpadas de led”, conta o diretor do Conservatório.

*Jornalista da Pró-reitoria de Extensão da UFMG

Conservatório UFMG em números

Como a extensão contribui para a sua formação?

“A extensão proporciona difundir o conhecimento adquirido para além da Universidade e possibilita aprender com a comunidade, ainda mais que estou envolvida em um projeto que trabalha com agricultores familiares.”

Natália Arantes Marcelo, aluna do curso de Zootecnia do Instituto de Ciências Agrárias em Montes Claros, e bolsista do projeto Apoio a Agricultores Familiares do Norte de Minas Gerais em Atividades de Produção Higiene e Saúde Pública