Busca no site da UFMG

Nº 1846 - Ano 40
25.11.2013

bu sob nova direção

Os bibliotecários Wellington Marçal de Carvalho e Anália das Graças Gandini Pontelo são os novos diretor e vice da Biblioteca Universitária (BU) da UFMG. Entre as propostas apresentadas pela nova gestão, empossada no último dia 21, destacam-se a implantação de avaliações dos processos de segurança, integração física das unidades e discussão do funcionamento das bibliotecas 24 horas. Outra demanda é a adoção de uma política de aquisição e uso de e-books.

sempre ufmg

O programa de ex-alunos da Universidade, o Sempre UFMG, que completou 13 anos em 2013, está realizando uma pesquisa com os egressos da instituição. Os resultados do levantamento serão utilizados para subsidiar a elaboração de produtos e serviços a serem oferecidos aos ex-alunos e a reformulação dos já existentes.

O questionário está disponível no site https://qplprod.grude.ufmg.br/copi_2013/. Dúvidas relacionadas ao preenchimento podem ser sanadas pelo email sempreufmg@copi.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-1404.

pesquisa premiada

Em cerimônia realizada na última terça-feira, dia 19, o professor Ricardo Tostes Gazzinelli, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, recebeu o Prêmio Santander Universidades na categoria Ciência e Inovação – Biotecnologia. Sua pesquisa visa enfrentar o que considera “um dos grandes desafios atuais”: desenvolver uma vacina contra o câncer.

A vacina em estudo na UFMG parte do princípio de que o tumor não ativa o sistema imune de maneira eficiente, já que é parte do próprio organismo. “Por isso utilizamos um indutor, o parasito Trypanossoma cruzi, a fim de que o sistema imune passasse a reconhecer e destruir a célula tumoral”, explica o professor. A intenção foi forçar o reconhecimento do tumor cancerígeno introduzindo parte dele em um contexto associado a outros sinais de perigo, como é caso do causador da doença de chagas.

Durante a solenidade de divulgação dos ganhadores, a Universia – rede de cooperação universitária que reúne instituições de ensino ibero-americanas – também homenageou a UFMG, entregando ao reitor Clélio Campolina uma placa “pela inestimável colaboração” com a entidade.

ditadura militar

A Revista da Faculdade de Direito recebe textos para o seu número 64, que aborda o tema Universidade, memória e verdade, e comemora os 120 anos de sua primeira edição, em 1894. Os textos podem ser enviados para o email revista@direito.ufmg.br. A chamada da publicação pode ser acessada no site http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/announcement/view/20.

A edição vai tratar dos 50 anos do golpe militar no Brasil e debater a importância da Comissão Nacional da Verdade como fórum de discussão sobre os atos cometidos por agentes do Estado durante o período da ditadura. Os trabalhos podem ser enviados por toda a comunidade acadêmica até 5 de março. Serão aceitos aqueles cuja abordagem envolva aspectos de justiça transicional e que priorizem a análise sobre os impactos da ditadura no ambiente universitário. 

segunda fase do bh-tec

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) divulgou edital de seleção para escolha do parceiro que construirá os cinco edifícios que formarão a fase II do projeto. Os prédios, que abrigarão empresas de base tecnológica, somarão 207 mil metros quadrados de área construída. O parceiro imobiliário terá o direito de explorar cada um dos edifícios durante 30 anos, incluído o tempo de construção.

A construção do complexo está programada para acontecer até 2018, e o investimento do parceiro pode chegar a R$464 milhões. O primeiro prédio a ser erguido terá 60mil m², sendo metade de área locável. As empresas de base tecnológica deverão ocupar, no mínimo, 70% dessa área, ficando os outros 30% para empresas de serviços. O edital de licitação e toda a documentação complementar estão disponíveis no site www.bhtec.org.br até o dia 19 de dezembro.

intercâmbio na alemanha

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) oferecerá, no dia 6 de dezembro, um workshop gratuito a alunos bolsistas do Ciência sem Fronteiras que viajarão para a Alemanha em janeiro de 2014. O evento acontecerá no Auditório 2001 da Fale, das 9h às 12h.

O objetivo do evento é informar os estudantes sobre a organização dos estudos e da vida acadêmica na Alemanha. Poderão se inscrever alunos de todas as universidades federais sediadas em Minas Gerais. Os interessados devem enviar mensagem com assunto “Workshop CsF” ao endereço daad_belo_horizonte@daad.org.br, informando nome completo, matrícula da candidatura, nome da universidade e do curso de origem, além do nome da instituição alemã em que ingressará. As 30 vagas serão distribuídas de acordo com a ordem de solicitação.