Busca no site da UFMG

Nº 1866 - Ano 40
02.06.2014

acontece

ufmg jovem

Professores e alunos das escolas de educação básica de Minas Gerais podem inscrever propostas de trabalhos até 22 de setembro para a Feira de Ciências XV UFMG Jovem, organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC) da Pró-reitoria de Extensão (Proex).

A iniciativa tem o intuito de promover o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos e produções culturais. Serão selecionados até 50 trabalhos, cuja apresentação deverá ser feita por meio de recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos e protótipos.

O tema é livre, desde que respeitados os critérios metodológicos e o formato especificados pelo edital. Cada professor poderá inscrever até cinco trabalhos, sendo que os melhores serão premiados com bolsas de iniciação científica júnior, certificado e placa de menção honrosa. Mais informações pelo telefone (31) 3409-6435.

projeto elsa

Os servidores cadastrados que ainda não realizaram a segunda visita ao Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa Brasil) devem agendar a nova bateria de exames até o final de julho. “Vamos atender inclusive durante a Copa”, ressalta a coordenadora do projeto na UFMG, professora Sandhi Barreto. Segundo ela, embora falte atender apenas 5% dos participantes, a pesquisa necessita completar suas metas, e manter ativa a equipe multidisciplinar por mais tempo implica gasto de recursos públicos.

“O estudo tem sido um sucesso, e devemos isso à participação dos voluntários”, comenta a professora, informando que o projeto tem 15.105 participantes no Brasil, 3.115 dos quais em Minas Gerais. Projetado inicialmente para durar dez anos, o Elsa deve se estender por duas décadas, com investigações sobre fatores que aumentam o risco ou previnem o desenvolvimento de várias doenças, em particular a cardiovascular e o diabetes. O agendamento da segunda visita deve ser feito pelo telefone (31) 3409-9016.

conflitos ambientais

Acaba de ser lançado o portal do Observatório dos Conflitos Ambientais (http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/observatorio-de-conflitos-ambientais), desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG (Gesta).

O site é um desdobramento de uma das principais frentes de trabalho do Gesta, equipe de pesquisadores da Fafich que se debruça sobre os conflitos ambientais existentes em Minas Gerais. A página reúne mapas interativos, textos analíticos sobre a relação de comunidades com o meio ambiente e relatos de moradores das regiões afetadas.

O Observatório realiza oficinas participativas em diferentes regiões de Minas Gerais e presta assessoria a grupos afetados por projetos econômicos geradores de impacto socioambiental, por meio de análise desses impactos e elaboração de propostas alternativas de desenvolvimento sustentável.

piquenique no campus

Nesta quinta-feira, 5, o gramado da Reitoria, no campus Pampulha, será palco da quarta edição do Piquenique no campus, evento promovido pelo projeto Bocados de Gentileza. A atividade acontece das 16h às 19h e integra a programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA).

A edição deste semestre tem como tema sustentabilidade e vida saudável. Dentre as atrações, haverá feira de alimentos orgânicos e produtos agroecológicos, com venda de artigos como arroz, massas, hortaliças e geleias. Os expositores integram a Rede Terra Viva, associação de economia solidária de alimentos naturais. A programação inclui workshop sobre alimentação saudável e aula de forró, além de atividades de edições passadas, como o baú de brinquedos e distribuição de brindes.

gestão nas ifes

De 4 a 19 de junho estarão abertas as inscrições para o curso de especialização Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes), que ofertará cem vagas a servidores técnico-administrativos em educação da UFMG.

Organizado pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (Prorh) em parceria com a Faculdade de Educação (FaE), o curso de pós-graduação lato sensu será ofertado na modalidade a distância, com jornada de 360 horas. A especialização é dividida em quatro eixos temáticos: Iniciação à Administração Pública, Desenvolvimento Profissional I, Desenvolvimento Profissional II e Projeto de Intervenção. Em cada um desses eixos, serão desenvolvidas 12 horas de atividade presencial. O curso terá duração de 18 meses, com início em 4 de agosto próximo e encerramento previsto para 4 de fevereiro de 2016.

vaca louca

A doença de Creutzfeldt-Jakob, também conhecida como mal da vaca louca, será tema de discussão científica no dia 10 de junho, das 8h às 12h30, no auditório Maria Sinno da Escola de Enfermagem, no campus Saúde. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 9887-2581. Durante o encontro, o professor Paulo Caramelli, do Departamento de Clínica Médica e coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas, abordará conceitos, mitos e fatos sobre a da doença. Haverá também debate sobre a relação do processo de esterilização a vapor com a morte microbiana e seus impactos, além da qualidade e segurança do processo. O convidado para o painel é o engenheiro eletrônico Paulo Laranjeira.