|
|
|||
|
||||
Nº 1906 - Ano 41
01.06.2015
Pesquisadores, professores e acadêmicos podem se inscrever, até 30 de junho, para a quinta edição do evento International Association for Translation and Intercultural Studies (Iatis), que já ocorreu em diversos países e, de 7 a 10 de julho, será realizado na Faculdade de Letras e no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2), campus Pampulha.
O encontro tem o objetivo de promover discussão sobre os caminhos da inovação tecnológica, cultural e social nos estudos interculturais e de tradução, assim como estabelecer estrutura organizacional para facilitar o intercâmbio de conhecimentos e recursos entre diferentes universidades e partes do mundo. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho, no site da Fundep.
Estão abertas, até 8 de julho, as inscrições para cursos de idiomas que serão oferecidos de 13 a 31 de julho pelo Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale). Há vagas para cursos de português para estrangeiros, espanhol, inglês, francês, alemão, grego e cinema e mitologia, além de cursos específicos de espanhol e inglês para conversação.
Podem se inscrever pessoas a partir de 15 anos de idade, com exceção dos cursos de alemão, para os quais a idade mínima é de 16 anos. O Cenex oferece descontos para a comunidade acadêmica, para alunos, professores e funcionários da Faculdade de Letras e seus dependentes. Mais informações estão disponíveis no site.
Estão abertas, até 30 de junho, as inscrições para o curso de especialização em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, que será oferecido pelo Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências (IGC) a partir do próximo semestre.
As inscrições devem ser feitas pelo endereço. O curso foi criado por sugestão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que identificou escassez de mão de obra no país com competência técnica para cumprir a Lei Federal 10.267, de 2001, que trata do Cadastramento Nacional de Imóveis Rurais (CNIR).
À queima-roupa, documentário sobre violência e corrupção policial, será exibido com a presença da diretora Theresa Jessouroun, no próximo dia 10, às 18h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina. Filme e debate integram a programação do Seminário Ética e Direitos de Todos à Vida, que promoverá discussão sobre a violência e suas implicações éticas. A entrada é franca, sem necessidade de inscrição prévia.
Também participam da mesa de debate as professoras Elza Melo, coordenadora do mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência da Faculdade de Medicina, Heloísa Greco, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, e o professor José Luiz Quadros de Magalhães, das faculdades de Direito da UFMG e da PUC Minas.
A Pró-reitoria de Pesquisa vai realizar, nos próximos dias 10 e 11, o 3º Simpósio de Ética em Ensino e Pesquisa da UFMG, que engloba encontros da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) e do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep). O evento será no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha.
As atividades relativas à experimentação animal serão tratadas no primeiro dia, na palestra O futuro da pesquisa animal no Brasil e a exequibilidade das diretrizes diante das condições atuais do país, proferida pelo coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), José Mauro Granjeiro. Sobre o mesmo tema, serão realizadas, no segundo dia, três oficinas para capacitação de pesquisadores e estudantes. As inscrições para o 3º Simpósio da Ceua devem ser feitas no site.
Ainda no segundo dia de evento, será debatida a experiência do Projeto Elsa Brasil – Estudo Longitudinal de Saúde em Adultos, maior estudo epidemiológico da América Latina. Também no dia 11, a professora Iara Guerriero, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), fará a palestra Especificidades éticas das pesquisas nas ciências sociais e humanas. As inscrições para o 6º Simpósio do Coep devem ser feitas no site.
A conservação de informação em películas fílmicas ou em formatos digitais e outros aspectos relacionados à preservação e à exibição dos acervos de arte contemporânea serão discutidos no campus Pampulha, de 9 a 30 de junho, sempre às terças-feiras, em conferências promovidas pelo Programa de Pós-graduação em Artes, da Escola de Belas Artes (EBA).
A programação começa às 9h do dia 9, no auditório da EBA, com mesa-redonda sobre a artista brasileira Mary Vieira (1927-2001), uma das precursoras da arte concreta e cinética no país. Participam da mesa as professoras Mariana de Lima Muniz, Maria Angélica Melendi e Magali Melleu, da EBA, e a pesquisadora Malou Von Muralt, do Núcleo de Pesquisa Mary Vieira, Brasil/Suíça.
Aberto ao público, com entrada franca, o Seminário Acervos de arte contemporânea: preservação e exibição recebe inscrições pelo e-mail pos@eba.ufmg.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5260.