Canções (ensaio #2)
Durante o 56º Festival de Inverno da UFMG, o artista plástico/visual Mário Azevedo vai expor cerca de 200 desenhos/pinturas no Quatro Cantos Espaço Cultural, em Tiradentes. As obras foram produzidas entre 2019 e 2023, em formatos entre 10 x 15 cm e 20 x 30 cm, elaboradas em nanquim, aquarela e guache, sobre montagens de papéis variados e colagens. A mostra será aberta às 18 horas do dia 12 de Julho e seguirá em cartaz até o dia 9 de setembro.
Sobre esses trabalhos, o próprio artista nos conta: “Mantenho uma área estável em meu ateliê para a movimentação de uma criação diária, em torno uma pequena mesa em que estão constantemente dispostos meus materiais de trabalho essenciais: lápis, canetas de nanquim, pincéis, tubos ou pastilhas de aquarelas e potes de guache, além de pilhas de papéis cortados ou montados previamente, de 20 x 30 cm aproximadamente. Sempre há por ali um projeto aberto, em pleno curso; e assim, é nesse tempo absorto – quase cotidianamente – que recarrego as minhas baterias e me dedico à atividade vital de fazer coisas e imagens, que se multiplicam e se transformam indefinidamente, ganhando vida própria ao forjar um mundo. E assim brotaram essas “Canções”, que continuam por aí, no ar.”
Sobre essa série, o poeta Carlos Ávila escreveu que “a essência do trabalho de Mário Azevedo é poética e também musical: suas canções remetem a visões, com tonalidade e ritmo próprios. As cores cantam azuis, vermelhos, rosas, cinzas, brancos, pretos, verdes, amarelos e roxos. As formas dançam quadrados e círculos, retângulos e triângulos, linhas, pontos, letras e números, setas, cruzes, bandeiras, grades, mapas e plantas baixas. A produção atual do artista reafirma seus eixos de criação: as referenciais cromático-construtivos de sempre, em um vivo e constante interesse por pictogramas, ideogramas, hexagramas, palavras, fragmentos de textos em vários idiomas, além de recortes de imagens de todo tipo.” E como um “miniuniverso plástico singular, em uma espécie de metonímia visual.”
56º Festival de Inverno UFMG
Culturas e Territórios | 18 a 27 de julho de 2024
A relação entre as culturas e os territórios é tema mobilizador da curadoria do 56º Festival de Inverno UFMG. Pautado pelo contínuo exercício da democracia cultural, este Festival traz territorialidades e suas culturas diversas para colocar em jogo os sujeitos por meio de práticas de fruição e produção de cultura. A 56° edição do Festival de Inverno UFMG busca ampliar a diversidade em sua programação e, neste ano, é realizada em parceria com a 34ª Reunião de Antropologia — Territórios vivos, corpos plurais: Antropologia e saberes críticos, e inaugura ações de integração entre os festivais de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de São João del Rey. Essa edição reafirma a noção ampliada de cultura, forjada na transversalidade de saberes e conhecimentos, que baliza as diretrizes da Pró-reitoria de Cultura da UFMG.
Ao fomentar ações culturais diversas, que abarcam experiências poético-culturais de saberes das artes, tecnologias, saberes tradicionais, entre outros, este Festival de Inverno propõe-se também a dar continuidade ao fortalecimento da pluralidade epistemológica no campo das artes e culturas. Diferentes territórios de criação propiciam não apenas oportunidades de acesso aos bens culturais, mas também condições para que artistas e produtores proponham e desenvolvam ações artístico-culturais que tem sua origem em linguagens e práticas.
As relações tecidas na dinâmica da programação do Festival são constituídas no compartilhamento de territorialidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Fruto desses intercâmbios teremos exposições de artes visuais e audiovisuais, oficinas, residências, apresentações teatrais, performance, shows musicais, manifestações da tradição, lançamento de mais um número da Revista Guaicurus do Centro Cultural UFMG e reflexões sobre política cultural nas universidades. As temáticas dessas ações culturais abrangem questões postas pela existência nas metrópoles, nas comunidades indígenas, nas universidades, nos países da América Latina. O habitar nesses territórios culturais desdobra-se, durante o Festival de Inverno, em ações compartilhadas de pertencimento, reveladas nas produções artístico-culturais.
Serviço
Exposição “Canções (ensaio #2)”
Abertura: 12 de julho às 18h
Visitação: de 12/07/2024 a 09/09/2024 | Horário: terça e quarta, de 9h às 18h; quinta a sábado, de 9h às 20h e domingo, de 9h às 18h.
Local: Quatro Cantos Espaço Cultural – Rua Direita, 5, Tiradentes
Entrada gratuita e aberta ao público
Mais informações: (31) 98378 0157