1ª Oficina de Bordado – “Encontros: Bordado e Patrimônio”

Capa Encontros Bordado-02

Clique no banner para acessar o formulário de inscrição na oficina.

 

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove 1ª Oficina de Bordado, dentro do projeto “Encontros: Bordado e Patrimônio”, no dia 12 (terça), às 14h, no Quatro Cantos Espaço Cultural.

O evento, em parceria com o Museu Casa Padre Toledo, tem como oficineiras as bordadeiras Luciana Procópio e Maria Luiza Boaventura, residentes em Tiradentes.

Luciana Procópio dedica-se ao bordado, fazendo quadros e estampando roupas em bordado livre e pintura por bordado (needle painting), trabalhos que podem ser conferidos no Lyria Palombini Ateliê.  É formada em Educação Artística pela UERJ e em Direito pela Universidade Cândido Mendes, atuando também como professora na rede municipal de ensino e defensora pública, por mais de 30 anos. 

Maria Luiza Boaventura, que se enraizou em Tiradentes desde 1993, trouxe na bagagem uma vivência de trabalhos manuais de infância, quando aprendeu os primeiros pontos de bordado com a mãe e as tias, verdadeira tradição na família. Abriu um pequeno Café, onde bordava em meio à calmaria de uma cidade ainda tranquila, bem diferente do ritmo que aqui se vê. Surgiu depois a Maria Luiza Casa de Chá, Café e Bordados, que funcionou por cerca de 13 anos, com grande sucesso. É formada em Nutrição, área onde atuou por muitos anos, tendo participado das edições iniciais dos Festivais de Gastronomia de BH. Colaborou com diversas publicações, sendo citada em Guias nacionais e estrangeiros. 

As inscrições são gratuitas para as 15 vagas desta edição, que podem ser feitas online (link abaixo) ou presenciais, na recepção do Museu (horário normal de funcionamento).

Inscrições 1ª Oficina de Bordado