Ars Nova apresenta “Coro a capella nos séculos XX e XXI”, no Poente Cultural UFMG

O show acontece dia 30 (sábado), na Igreja de São João Evangelista, em Tiradentes, com participação especial do Coro VivAvoz

Capa de perfil para facebook Poente Cultural-01

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes leva à cidade, como atração do Poente Cultural, a apresentação “Coro a capella nos séculos XX e XXI” pelo Ars Nova-Coral da UFMG, dia 30 (sábado) de novembro, às 16h, na Igreja de São João Evangelista. O show traz em sua abertura a participação especial do Coro VivAvoz, composto por 18 crianças de Tiradentes e região.
Os cantores infanto-juvenis do VivAvoz oferecem ao público um repertório brasileiro que resgata canções pertencentes ao imaginário popular, como Peixinhos do mar, Vento do norte, Tirana da rosa e Tá caindo fulô.
Em seguida, o Ars Nova-Coral da UFMG inicia a sua apresentação com Trois Chansons, trio de canções curtas de autoria do francês Claude Debussy (1862-1918), e prossegue com a execução de outras duas obras: O Nata Lux, parte de um réquiem no estilo da polifonia renascentista escrito por Morten Lauridsen (1943), e O Northen Lights, do norueguês Ola Gjeilo (1978), inspirada na beleza da aurora boreal.
Do país escandinavo, o Ars Nova passa pela Argentina, com o tango La Muerte del Angel, composto nos anos 1950 por Astor Piazolla (1921-1992), e chega às terras brasileiras para encerrar a programação, interpretando as obras Cancioneiro de Lampião, um mergulho no universo do cangaço conduzido pelo pernambucano Marlos Nobre (1939), e Apesar de você, escrita por Chico Buarque (1944) no contexto da ditadura militar.

Ars Nova-Coral da UFMG

Em 2019, o Ars Nova-Coral da UFMG completa 60 anos de existência, tendo se consolidado como referência na área de canto coral no Brasil e no exterior.
Sob a regência do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1962-2004), o coro conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais, além de realizar mais de 1.400 apresentações no Brasil e em outros 17 países.
Desde sua retomada, em 2013, o Ars Nova alcançou um público aproximado de 28 mil pessoas em mais de 110 concertos no país e exterior.
Destacam-se dois prêmios recebidos em 2016, sob a regência da maestrina Iara Fricke Matte: o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e a conquista do terceiro lugar, na categoria Coro Misto, do 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs, em Vic (Espanha). 
Em 2017, o maestro Lincoln Andrade assumiu a regência do coro, sendo criada a série Banquete de Vozes do Natal, um sucesso de público e crítica. Nesta nova fase, além dos diversos concertos realizados em Belo Horizonte, o Ars Nova realizou concertos em Brasília, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia e Leopoldina (MG), dentro da proposta de levar a música coral pelas estradas de Minas e do Brasil.
O grupo também tem se dedicado a estreias brasileiras de diversas obras contemporâneas.

Coro VivAvoz

O Coro VivAvoz foi criado na cidade de Tiradentes, em 2015, composto por crianças de Tiradentes e da região e sob regência e preparação vocal de Renata Vanucci. Durante os últimos anos, o coro realizou diversas apresentações em Tiradentes e nas cidades de Ouro Preto, São João del-Rei, Lavras e Barbacena, com a coordenação de produção a cargo de Carlos Moraes.
A formação infanto-juvenil conta com o apoio da prefeitura de Tiradentes e da Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes, integrando a Ação Cultural desenvolvida pelo Festival.
Aos integrantes, além dos ensaios semanais, é oferecida a oportunidade de cursar aulas de musicalização, ministradas por Tiago Sousa.

Poente Cultural UFMG

O Poente Cultural integra o projeto Circuito Cultural UFMG na promoção de atividades culturais e, a cada mês, convida o público de Tiradentes e região a ocupar os espaços do Campus Cultural UFMG e da cidade.
São oferecidos de forma gratuita shows, contação de histórias, performances teatrais e outras atrações artísticas que buscam privilegiar a produção dos mais variados artistas, tanto do Campo das Vertentes como de outras regiões mineiras.

Serviço

Evento: “Coro a capella nos séculos XX e XXI”, Ars Nova-Coral da UFMG e Coro VivAvoz (convidado especial) | Poente Cultural UFMG
Data: 30 de novembro
Horário: 16h
Local: Igreja de São João Evangelista – Rua Padre Toledo, 242 – Tiradentes
Entrada gratuita e aberta ao público (sem retirada de ingressos)
Mais informações: (32) 3355 1257
Créditos: Beatriz Cordeiro (Ars Nova) e Mar de Paula (VivAvoz)