Grupo de Percussão da UFMG realiza concertos didáticos gratuitos em Tiradentes

Em turnê, o Grupo se apresenta no SESIMINAS Yves Alves em sessões especiais para escolas públicas e comunidade da região

Dias 2 e 3 de dezembro, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes promove na cidade apresentações gratuitas do Grupo de Percussão da UFMG – Série de Concertos Didáticos, no Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves, com última sessão aberta à comunidade. As sessões iniciais do projeto têm caráter educativo e contam com a participação de estudantes das Escolas Estaduais Basílio da Gama (Tiradentes) e Amélia Passos (Santa Cruz de Minas).

No programa, trazem obras como Fred no frevo (Ney Rosauro, 1992), PostLudes (Elliot Cole, 2012), Cá entre nós (Xico Abreu, 2003), Metamorfoses (Luiz Gonçalves, vídeo Cássia Nunes, 2016), Trio Per Uno (N. Zivkovic, 1998-99), Entrando pelo canos (Hermeto Pascoal), Onze (Marco Antônio Guimarães) e Presepada (Sérgio Campelo, arr. Douglas Rafael, 1999).

O Grupo encerra em Tiradentes uma turnê estadual com audições iniciadas em Timóteo (30/08) e continuadas nos municípios de Conselheiro Lafaiete (23-24/10), Diamantina (14/11) e Belo Horizonte (28/11), com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados por graduandos da Escola de Música da UFMG.

Criado em 1998, o Grupo de Percussão da UFMG é dirigido pelo seu criador, Fernando Rocha, em conjunto com Fernando Chaib, e tem como integrantes os universitários Aquim Sacramento, Douglas Rafael, Emi Ayó, Ivan Carceres (intercambista), Kerson Lúcio, Marcos Vinício, Pedro Alves, Rômulo Rulsat e Victor Nascimento.

Projeto concertos didáticos

O Grupo de Percussão da UFMG idealizou a realização de uma série de concertos didáticos, no segundo semestre de 2019, para alunos das redes públicas de ensino de cidades mineiras, buscando aproximar o público infantil e infanto-juvenil (com apelo às camadas sociais mais vulneráveis) desse universo lúdico e musicalmente rico.

A proposta visa ocupar os teatros municipais dessas cidades, oferecendo aos estudantes uma vivência cultural pouco praticada no seu dia a dia. Com a estrutura dos teatros, é possível oferecer um programa musical diversificado, executando obras que vão desde o simples uso de sacos de papel ou percussão corporal à interação com vídeo.

Em seu formato, o concerto didático passa por explicações e apresentações sobre os instrumentos utilizados em palco, a uma explanação em como a música para percussão pode ser diversificada e um convite ao público a experimentar os instrumentos em palco.

O projeto é patrocinado pelo Sindicato dos Professores Universitários de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH).

Audições no país e exterior

Desde a sua criação, o Grupo de Percussão da UFMG tem se apresentando em vários eventos na universidade , no país e exterior. Foi pioneiro em audições brasileiras de grandes peças musicais contemporâneas, algumas assinadas por David Lang, Mauricio Kagel e Louis Andriessen, estreando também diversas obras de compositores e estudantes de composição da capital mineira.

Realizou concertos nos Encontros Latino-Americanos de Percussão e nos principais eventos culturais do estado, como: Verão Arte Contemporânea, Festival Internacional  de Dança (FID), Festival Internacional de Teatro (FIT), Ciclo de Música Contemporânea de Inhotim, Festival de Inverno de Ouro Preto, Semana da Música de Itabira, Festival de Música de Juiz de Fora.

Em 2004, lançou o CD Villa-Lobos e o Brinquedos de Roda, que foi indicado ao Prêmio TIM.

Em 2012, apresentou Persephassa, do compositor Xenakis, durante o espetáculo “Cribles Live, ao lado da companhia francesa de dança da coreógrafa Emmanuelle Huynh, no FID em Belo Horizonte e nas edições do Panorama Festival no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Em 2014, participou da PASIC, maior encontro mundial de percussão realizado nos Estados Unidos, do VII Encontro Latino-Americano de Percussão e organizou o II Festival Internacional de Música Contemporânea Percussiva de Belo Horizonte (FIM), com grupos do Brasil, Argentina, EUA e Canadá.

Em 2016, apresentou-se na Africa do Sul, em parceria com o percussionista Greg Beyer (EUA).

Atuou nas edições I (2017) e II (2019) do Congresso Brasileiro de Percussão. Após lançar o CD Grupo de Percussão da UFMG – 20 Anos, o Grupo  deu início à turnê pelas cidades de Minas Gerais, no âmbito do projeto “Série de Concertos Didáticos”.

Evento: Turnê Grupo de Percussão da UFMG – Série de Concertos Didáticos
Data: 02 e 03 de dezembro de 2019
Horário: 15h (sessão fechada, dia 02) e 10h (sessão fechada) e 11h (sessão aberta, dia 03)
Local: Centro Cultural SESIMINAS Yves Alves – Rua Direita, 168 – Tiradentes