UFMG oferece programação gratuita de férias em Tiradentes

Capa Evento Ferias NO Campus _Prancheta 1

De 9 de janeiro a 2 de fevereiro, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes movimenta a cidade com a sua programação especial de #FériasNoCampus. Além da programação infantil, com contação de histórias e brincadeiras tradicionais, acontecem exposições, show, encontro de bordadeiras e conversa sobre a história do Arraial de Bichinho.

As atividades são gratuitas e aberta a todos. Confira a programação:

9/01 – Uma conversa sobre a história de Bichinho
Na setecentista Igreja de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho acontece a apresentação da tese de doutorado “De arraial do Bichinho a Vitoriano Veloso: a confecção artesanal das narrativas identitárias de um povoado nas Minas Gerais do Brasil”. O trabalho foi desenvolvido pela doutora em Estudos Contemporâneos da Universidade de Coimbra, Vera Ermida.
Horário: 19h
Local: Igreja de Nossa Senhora da Penha de França do Bichinho

10 e 24/01 – Contação de histórias
Nas sextas-feiras, 10 e 24, sempre às 14h, os pequenos entre quatro e dez anos ouvirão muitas histórias sobre amizade, respeito ao próximo, igualdade racial e importantes figuras femininas da nossa história, como Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus e Rubi Bridges. Quem conduz a ‘Contação de histórias’ é a pedagoga Simone Cesar dos Santos Casemiro. Classificação: 4 a 10 anos. Presença dos pais ou responsável é obrigatória.
Horário: 14h
Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

12, 19 e 26/01 – Oficina Brincadeiras Tradicionais
A oficina conduzida pela pedagoga Naiara Silva Farias irá resgatar a experiência de pular corda, amarelinha e desenhar, em um momento lúdico de lazer para crianças de seis a doze anos e seus familiares. Classificação: 6 a 12 anos. Presença dos pais ou responsável é obrigatória.
Horário: 10h às 12h
Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

18/01 – Show ‘O Que Chamo de Telhado’ de duo Arcanjos – Poente Cultural UFMG
O tradicional Poente Cultural UFMG traz o show da dupla ‘Arcanjos’ para o Museu Casa Padre Toledo. O duo sanjoanense formado por Amanda Amaral e Gabriel Willian apresenta as canções de seu álbum ‘O Que Chamo De Telhado’, em um show intimista inspirado pela poesia do cotidiano.
Horário: 16h
Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

21/01 – Encontro Bordado & Patrimônio
Uma conversa sobre a arte de bordar com a arte-educadora Simone de Almeida Prado. O Encontro abordará as experiências e técnicas de montagem dos três livros publicados pela artista – ‘Versos entre linhas pontos e cores’ (2016), ‘A gota d’água’ (2018) e ‘Caminhos poéticos bordados’ (2019) – , além de uma oficina de aquarela aplicada ao bordado. A inscrição pode ser feita presencialmente na recepção do Museu Casa Padre Toledo ou pelo formulário disponível no link: http://bit.ly/37JRM6x
Horário: 14h
Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

1 e 2/02 – Colônia de Férias
A programação do #FériasNoCampus se encerra com uma edição especial da Colônia de Férias da UFMG. O fim de semana será repleto de oficinas, atividades esportivas, teatro e lazer para adultos, jovens e crianças a partir de 6 anos. São 80 vagas, em quatro turmas divididas por faixa etária. Os participantes receberão camisa, e terão direito a café da manhã e almoço. Classificação: a partir de 6 anos.
Horário: Sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 8h30 às 12h
Local: espaços do Campus Cultural UFMG em Tiradentes.
Inscrições: até 15/01, presencialmente no Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes). O atendimento é de terça a sexta, das 10h às 17h; sábado, das 10h às 16h30, e domingo, das 9h às 15h.
Mais informações aqui.

Exposição Monumentos Entrópicos e a Paisagem Minerária do Ferro
A exibição é composta por 21 esculturas em cerâmica de tamanhos variados, queimadas à alta temperatura (1260º), e recobertas com esmaltes cerâmicos desenvolvidos com minério de ferro ou rejeitos coletados nas barragens. Artista: Bruno Amarante (UFMG/UFSJ).
Visitação até 26 de janeiro: terça a sexta, das 10h às 17h; aos sábados, das 10h às 16h30 e aos domingos, das 9h às 15h.
Local: Museu Casa Padre Toledo (Rua Padre Toledo, 158, Tiradentes)

Exposição Confidências da Paisagem – Espaço e Memória
A mostra explora plasticamente as associações entre espaço e memória tendo como pano de fundo a paisagem cultural das Serras do Lenheiro e São José, na região de Tiradentes, com fragmentos de espécies vegetais trabalhados em cerâmica. Artista: Zandra Miranda (UFSJ).
Visitação até 26 de janeiro: segunda a sexta, das 11h às 17h, e sábado, das 10h às 16h.
Local: Quatro Cantos Espaço Cultural (Rua Direita, 5 – Tiradentes)