Eventos no Campus Cultural UFMG em Tiradentes integram a Mostra 2019 do Tiradentes em Cena

ESTE download

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes participa da edição 2019 da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena, promovendo em seus espaços eventos voltados para a dramaturgia, a reflexão crítica e a criação, envolvendo artistas convidados, professores e alunos.

Entre os participantes, destacam-se: o ator, diretor e dramaturgo Assis Benevenuto; a professora, diretora e pesquisadora Maria Clara Ferrer; a atriz Dorothy Lenner, homenageada especial desta edição, e a diretora e atriz Cida Falabella.

Abaixo, dias e horários dos eventos promovidos nas unidades do Campus Cultural.

A programação completa do festival Tiradentes em Cena pode ser conferida no endereço: http://www.tiradentesemcena.com.br/.

PROGRAMAÇÃO l 18 A 25 MAIO

18 (sábado) l Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos (térreo)

• 14h-18hBanca da Javali – Exposição dos livros
  • 15h-18h l Oficina Ateliê DramaturgiasAssis Benevenuto

Carga horária: 9h l Público-alvo: dramaturgos, atores, atrizes e pessoas interessadas na escrita teatral

Assis Benevenuto é ator formado pelo Cefart, também tem    formação em letras pela UFMG. Realizou estudos de especialização em dramaturgia na Universidad Nacional de las Artes em Buenos Aires. É integrante do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum, onde desenvolve trabalhos como ator, dramaturgo e diretor. Realizou diversos trabalhos como dramaturgo e ator com outros grupos e companhias de teatro. Desde 2013, ministra Ateliês de Dramaturgia. Criador e editor da Editora Javali, dedicada à publicação de livros de teatro.

19 (domingo) l Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos

• 10h l Roda de conversa: Dorothy sua vida na arte (jardim) Participantes: Dorothy Lenner , Hideki Matsuka, Éden Silva Peretta, Carla Andréa Lima, Carolina Magalhães e Fernando Mencarelli (mediador)

A personalidade homenageada nesta edição será a atriz e bailarina Dorothy Lenner. Nascida em Bucareste, na Romênia, viveu na Argentina antes de fixar-se no Brasil, em São Paulo, onde trabalhou com Alfredo Mesquita, Eugênio Kusnet, Sábato Magaldi e Antunes Filho, além de ter sido discípula de Takao Kusuno, um dos precursores do butô no Brasil. Aos 87 anos, vive hoje em Tiradentes.

• 10h-17h l Banca da Javali – Exposição dos livros (térreo)
  • 16h l Bate-papo Feminismos e TeatroCida Falabella (jardim)

Cida Falabella é atriz, diretora teatral e professora, formada em História e mestra em Artes pela UFMG. Nascida em 1960, na capital mineira, atua no campo do teatro e das lutas culturais desde 1976. No biênio 2011-2012, integrou o Conselho Municipal de Cultura. Atualmente, coordena o espaço cultural Zap 18, no Bairro Serrano, na periferia de BH, e onde vive há mais de 30 anos. É também  integrante do movimento MUITAS pela Cidade que Queremos.

• 15h-18h l Oficina Ateliê DramaturgiasAssis Benevenuto (térreo)

20 (segunda) l Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos (térreo)

• 10h-17hBanca da Javali – Exposição dos livros
  • 15h-18h l Oficina Ateliê DramaturgiasAssis Benevenuto
  • 18hLeitura Dramática – Vários

21-22 (terça e quarta) l Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos (térreo)

• 10h-17hBanca da Javali – Exposição dos livros

23 (quinta)

Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos (jardim)

• 18h-21h30 l Oficina DidascaliandoMaria Clara Ferrer

Museu Casa Padre Toledo

• 20h30 l Espetáculo teatral Mata RasteiraGrupo Caras Pintadas

24 (sexta) l Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos (jardim)

• 10h l Roda de Conversa: Arte, Educação e Cidadania Participantes: Adilson Siqueira, Juliano Pereira, Luiz Cruz, Rogério Almeida e Maria José Leite

25 (sábado) l Espaço UFMG Cultural Quatro Cantos (jardim)

• 16h l Conversa com Chico Pelúcio: Produção artística de resistência em tempos de retrocesso

Bate-papo de agentes culturais da região das vertentes com o coordenador-geral do Galpão Cine Horto do Grupo Galpão, Chico Pelúcio.