Museu Casa Padre Toledo

O Museu Casa Padre Toledo (MCPT), inaugurado em 1973, integra a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade e o Campus Cultural da UFMG em Tiradentes e recebe, anualmente, 30 mil visitantes. O MCPT, instalado na residência do inconfidente Padre Carlos Correia de Toledo e Melo, é um importante exemplar da arquitetura colonial, além de ter sido palco de eventos importantes ligados à Inconfidência Mineira.

O MCPT tem como principal desafio ser um espaço de reflexão, de construção da memória e de valorização do patrimônio referente à Inconfidência Mineira, evento de grande importância para o entendimento do processo de formação da sociedade colonial em Minas Gerais.Atualmente o espaço conta com um rico acervo e diversos programas de exposições, pesquisa, educação, entre outros.

Visitas Educativas e agendamento

O Setor de Ação Educativa do Campus Cultural UFMG em Tiradentes é composto por uma equipe de estagiários de ensino Médio e Superior que integram nosso público em nossos espaços. Através deles, o museu oferece visitas mediadas direcionadas tanto ao público espontâneo quanto ao agendado. 

O agendamento para  qualquer escola é feito apenas online clicando no link aqui. Para outros grupos, agendar pelo e-mail educativomcpt@gmail.com.

Para conhecer os estagiários que compõem nossa equipe, clique aqui.

Entrada (valores e gratuidade)

A entrada é gratuita para estudantes e professores do sistema de ensino público (básico, fundamental, médio e superior) e para residentes em Tiradentes, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas. Estudantes e professores do sistema de ensino privado (todos os níveis) e maiores de 60 anos pagam meia (R$ 5,00) e os demais públicos pagam inteira (R$ 10,00).

Museu Casa Padre Toledo I Rua Padre Toledo, 190 – (32) 3355 1549

Horário: Terça a sexta, 10h-17h I Sábado, 10h-16h30 I Domingo, 9h-15h

(Bilheteria: encerra 30 minutos antes do fechamento diário.)

 

Comments are closed.