Alunos da graduação em Teatro da UFMG apresentam espetáculo inspirado em obras do dramaturgo Martins Pena

Na sexta-feira, dia 14 de abril de 2023, às 18h30, o Centro Cultural UFMG recebe alunos da graduação em Teatro da UFMG para a apresentação do espetáculo ‘Teatro à venda. Comédias populares’. A peça foi concebida por Bya Braga, que também dirige a montagem. O evento integra o projeto Baixo Centro En[cena], como parte da programação do Circuito Cultural UFMG. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sinopse

Um grupo de doze artistas, começando a viver da arte do teatro, precisa vender seu espetáculo. A trupe apresenta, então, seu trabalho como ‘amostra grátis’. Se o público gostar, poderá, ao final da apresentação, fazer contato com a companhia e comprar suas cenas e performances.

Contexto da criação

A encenação é resultado das atividades de ensino e de pesquisa teatral realizadas no curso de graduação em Teatro, disciplina Prática de Criação A e no Departamento de Artes Cênicas, grupo de pesquisa cênica Lapa UFMG, da Escola de Belas Artes da UFMG.

Inspirado na ideia do teatro de feira e do teatro cômico popular, o espetáculo ‘Teatro à venda. Comédias populares.’ é composto por cenas inspiradas em duas comédias do dramaturgo brasileiro Martins Pena, escritas no século XIX: ‘Judas em sábado de Aleluia’ e ‘A família e a festa na roça’.

Na montagem, os alunos ressaltam questões culturais e sociais brasileiras importantes de se apresentar e também combater, como o patriarcado, o machismo, o racismo, a aporofobia, o autoritarismo e outros preconceitos ainda existentes, inclusive aqueles presentes na relação com a cultura e a arte da cena cômica popular.

Valoriza-se o jogo da atuação nas composições cênicas criadas, buscando a maior inventividade junto a elementos grotescos, farsescos e o uso de máscaras, fortalecendo a arte da cena popular.

O Baixo Centro En[cena] faz parte do Circuito Cultural UFMG, um projeto da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG, por meio do qual artistas locais, regionais e de relevância nacional e internacional se apresentam para a comunidade. O objetivo principal é promover a articulação, interação e interlocução entre todos os espaços culturais vinculados à PROCULT, potencializando a integração das ações artístico-culturais da UFMG. Todas as atividades são gratuitas e abertas para a comunidade externa.

Teatro à venda. Comédias populares.
Alunos da graduação em Teatro da UFMG
Data: 14/04/2023
Duração: 60 minutos
Local: auditório do Centro Cultural UFMG