Centro Cultural UFMG promove fórum em defesa dos direitos da população em situação de rua em Belo Horizonte

Nos dias 06 e 07 de dezembro de 2021 o Centro Cultural UFMG transmite em seu canal do YouTube o “Fórum pelos direitos da população em situação de rua à cidade e à cultura”. O evento tem a proposta de unir forças para buscar o mínimo de respeito e esperança a esse público invisibilizado e vulnerável, que nos últimos dois anos se agravou de forma alarmante e vem sofrendo com o desamparo diante da crise sanitária e humanitária que assola o mundo.

Com objetivos de promover uma ação compartilhada em defesa da dignidade e da valorização humana, a Diretoria de Ação Cultural da UFMG, por intermédio do Centro Cultural UFMG, reúne parceiros e instituições para abrir um diálogo sobre o direito à cidade e à cultura voltado à população em situação de rua em Belo Horizonte.

O fórum antecede a 2ª Jornada de Direitos Humanos da UFMG, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, com a finalidade de alcançar parcerias representativas que possam contribuir para uma relação dialógica entre sociedade e instituições na busca de alternativas que auxiliem na minimização desses impactos.

06 de dezembro de 2021

09h às 09h30 – Abertura do Fórum
Mesa de abertura com os professores Fabrício Fernandino (Diretor do Centro Cultural UFMG), Fernando Mencarelli (Diretor de Ação Cultural da UFMG), Maria Aparecida Moura (Diretora da Universidade dos Direitos Humanos – UDH/PROEX/UFMG) e André Luiz Freitas Dias (Membro da equipe de Coordenação Geral e Acadêmica do programa Polos de Cidadania UFMG).

09h30 às 10h30 – Direito à cidade e à cultura
Padre Julio Lancellotti* (referência no acolhimento de pessoas em situação de rua em São Paulo), Samuel Rodrigues (Membro da Coordenação do Movimento Nacional de População de Rua) e Gladys Rodrigues (Atriz e Arte-Educadora).

10h30 às 11h30 – Mesa redonda: a arte das ruas
Mary Astrus (Artista e Arte-Educadora no SEAS – Serviço Especializado em Abordagem Social), Edson de Andrade Franco (Músico profissional e Agente Social no Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e dos Catadores de Materiais Recicláveis – CEDDHMG) e Osmair Celso (Membro no Comitê de Monitoramento e Assessoramento da Política Municipal para População em Situação de Rua em Belo Horizonte).

11h30 às 12h – Comunicação: ações concretas – Festival Cultural da População de Rua
Samuel Rodrigues (Membro da Coordenação do Movimento Nacional de População de Rua).

14h30 às 15h30 – Mesa redonda: iniciativas institucionais de trabalhos para promoção da inclusão, dignidade e cidadania

Samira Ávila (Centro de Referência da Juventude – CRJ/PBH), Vivane Martins Cunha (Centro de Referência da Juventude – CRJ/PBH), Irmã Cristina Bove* (Pastoral Nacional do Povo de Rua), Maurício Melo* (Canto da Rua Emergencial) e Fabiano Siqueira (Sistema Único de Assistência Social – SUAS/BH).

15h30 às 16h30 – Mesa redonda: o papel do Estado no acolhimento social
Drª Júnia Roman Carvalho* (Defensora Pública em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos de Belo Horizonte), Graziella de Souza Pereira* (Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional – DDAI/SMC-PBH) e Maria Cecília Araújo (Psicóloga no Consultório de Rua da PBH – Equipe Centro Sul).

16h30 às 17h30 – Mesa redonda: a Universidade, Direitos Humanos, Direitos à Cultura e Direitos à Cidade
Prof. Fernando Mencarelli (Diretor de Ação Cultural da UFMG), Prof.ª Maria Aparecida Moura (Diretora da Universidade dos Direitos Humanos – UDH/PROEX/UFMG), Ada Kallyne Sousa Lopes (Assistente Social da Universidade dos Direitos Humanos – UDH/PROEX/UFMG), Prof. André Luiz Freitas Dias (Membro da equipe de Coordenação Geral e Acadêmica do programa Polos de Cidadania UFMG) e Prof.ª Egídia Maria de Almeida Aiexe (Membro dos programas Polos de Cidadania e Cidade e Alteridade: convivência multicultural e justiça rural-urbana, ambos da UFMG).

07 de dezembro de 2021

09h20 às 09h30 – Abertura do segundo dia do Fórum
Prof. Fabrício Fernandino (Diretor do Centro Cultural UFMG)

09h30 às 10h30 – Mesa Redonda: ações destacadas para defesa e promoção humana da população em situação de rua
Flávio Falcone (Psiquiatra formado pelo Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Atualmente integra a equipe do Proad-Unifesp. Idealizador do Projeto Teto, Trampo e Tratamento na Cracolândia em SP. É também palhaço), Led Marques (Arte-Educador no Consultório de Rua da PBH, B.boying e Grafiteiro) e Fernando Limoeiro (Professor do Teatro Universitário UFMG e Coordenador do Programa Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito da UFMG – Polos de Cidadania).

10h30 às 11h30 – Encerramento do Fórum
Prof. Fabrício Fernandino (Diretor do Centro Cultural UFMG) e demais convidados.

*Convidados a confirmar.Fórum pelos direitos da população em situação de rua à cidade e à cultura
Data: 06 e 07 de dezembro de 2021
Horário: 06.12 – 9h às 12h e 14h às 17h30 | 07.12 – 09h20 às 12h
Local: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG