Culturas da contemporaneidade marcam obras em exposição de alunos do Atelier de Escultura da UFMG

O que uma nova geração de artistas plásticos está produzindo? Parte da resposta pode ser vista na Biblioteca Central UFMG, em forma de esculturas expostas em seu saguão de entrada. No espaço, o público pode conferir, até 15 de setembro, a produção de 14 alunos do Atelier de Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Os trabalhos, marcados por originalidade e diversidade de materiais e de abordagens, apontam para direções que refletem não apenas habilidades técnicas, mas também as vivências da contemporaneidade de seus jovens autores. A curadoria é de Capra Maia, sob a coordenação de Fabrício Fernandino. A mostra resulta do projeto ‘Desenvolvimento’ e tem entrada gratuita e aberta a todos.

Conexões

Peça de Joana Peixoto. Foto: Raphaella Dias/UFMG

Entre as peças expostas, está um minibar reconstruído do mundo real, por Wladimir Pierre de Paula Silva, em que é possível ver também, em seu interior, objetos em miniaturas, como uma estufa com coxinhas e prateleiras com garrafas. Em pequena escala, estão também as figuras femininas “enredadas” em tecido de filó, representando espécie de ascensão, de autoria de Joana Peixoto. Olhando um pouco mais para cima, está o morcego de Isabella Gomes Pereira, figurando no espaço como em cenas da cultura midiática. Sobre conexões, elas estão também representadas na ciranda de pequenos homens em metal, por Theodora Moreira Lima.

Universos

Peça de Isabella Gomes Pereira. Foto: Raphaella Dias/UFMG

“Essa geração é interessante porque apresenta uma outra maneira de ver e pensar o mundo. O seu conhecimento perpassa muito o universo dos games, o universo fílmico, a cultura de internet, uma cultura da velocidade, da rapidez do processo”, observa Fabrício Fernandino.

Segundo o professor, em decorrência dessas vivências, os novos talentos trazem outra perspectiva sobre o fazer artístico, mais vinculada à realidade deles, à imediaticidade no reconhecimento do sentido e buscando tecnologias associadas à obra de arte.

“Os professores têm o desafio de apresentar aos alunos um conhecimento conceitual a partir da história, da filosofia, mas temos também de nos adaptar aos novos tempos e entender como outras gerações percebem o mundo. A arte tem essa dinâmica: é uma resposta do artista ao seu tempo, uma busca de entendimento desse próprio tempo”, reflete Fernandino.

Exposição na BU. Foto: Raphaella Dias/UFMG

A exposição integra o projeto ‘Desenvolvimento’, que leva ao público, semestralmente, a produção artística de alunos de escultura da UFMG. Criado em 2008, com a curadoria de Fabrício Fernandino, o programa funciona como espécie de laboratório que complementa o ensino em arte. Na fase inicial do projeto as exposições foram realizadas na Galeria da Escola de Belas Artes e na Galeria Aretuza Moura, do Centro Cultural UFMG.

Segundo os organizadores, o projeto abre a oportunidade para o grupo avaliar com qualidade as esculturas expostas, em que são consideradas desde a questão formal até a composição da obra com o espaço circundante.

Saiba mais aqui e aqui.

Galeria

Obras: Capa da reportagem: Escultura em metal, de Wander Rocha Araujo – Galeria: [1] Wladimir Pierre de Paula Silva  – [2] Theodora Moreira Lima – [3] Victor Lara Borem – [4] Lenen Soares de Souza – [5] Conceição Aparecida Perrolt Cerqueira – [6] Emily Maria Carneiro Caetano – [7] Gabriel Araujo Soares (Riel) – [8] Jheferson Lacerda – [9] Laura Beatriz Dias Pereira – [10] Sara Diniz Aguiar – [11] Robson Miranda – [12] Conceição Aparecida Perrolt Cerqueira – [13] Victor Lara Borem
Fotos: [1 a 6] Raphaella Dias/UFMG – [7 a 13] Fabrício Fernandino