Exposição ‘enquanto espero a primavera’, da artista Camila Moreira, lança reflexões pelo desejo de mudanças

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘enquanto espero a primavera’, da artista mineira Camila Moreira, com curadoria de Sandro Ka, na terça-feira, dia 25 de abril de 2023, às 19 horas. A partir da metáfora da primavera, a mostra reúne um conjunto de obras entre desenhos, fotografias, vídeos e instalações, que trazem como tema central as expectativas pelo novo – do tempo da espera ao engajamento transformador – e poderá ser vista até 28 de maio de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

De suportes convencionais ao uso do espaço, a obra da artista toma o desenho como pensamento e prática reflexiva, cruzando fronteiras e materialidades como uma condição contemporânea presente em tal linguagem. Apresentando proposições artísticas desenvolvidas em Paris e Belo Horizonte entre 2013 e 2023, a exposição reflete inquietações da artista acerca de deslocamentos, exílio, condições humanas e, sobretudo, da necessidade da tomada de posicionamentos sobre as mudanças no mundo ao redor, pela ordem dos afetos, em sua construção cotidiana e coletiva.

Tendo a primavera como metáfora, as obras propõem reflexões sobre o processo, necessidades e expectativas de transformações do sujeito. Silenciosas ou arrebatadoras, como uma das estações do ano ou como nas recentes grandes revoluções políticas de luta por direitos e condições sociais mundo afora, toda primavera traz em si a esperança do novo. Do novo idealizado e construído, em seu tempo único – da espera, da criação e da vivência – , seja no âmbito privado das pequenas mudanças ou na vontade do fazer coletivo, engajado das revoluções. Como frutos e bonança: no desejo e na esperança do que há de vir.

Camila Moreira (Formiga, MG, 1981) é artista plástica. Vive e trabalha em Belo Horizonte/MG. Doutora e mestre em Arts Plastiques pela Université Paris 1 – Panthéon Sorbonne – França. Graduada em Artes Plásticas (UFU). Professora Adjunta do Departamento de Desenho (EBA/UFMG) e do Programa de Mestrado Profissional – Prof. Artes (EBA/UFMG). Sua pesquisa contempla o desenho na atualidade, processos híbridos, o exílio, a mestiçagem na arte e o processo de criação. Atua como artista visual com mostras no Brasil e no exterior. É fundadora e coordenadora do grupo de pesquisa NEDEC/UFMG (Núcleo de Estudos e Ensino em Desenho Contemporâneo), atuante nas linhas de pesquisa: Desenho contemporâneo, Desenho e Hibridismo de Linguagens e Desenho Pensamento e Escrita; pesquisadora do NUPPE/UFU (Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino) nas linhas de pesquisa: Pintura e Interfaces com outras linguagens (coordenadora) e Estudos Cromáticos. É membro da Associação de Artistas (Art)ère- Paris-França. É Presidente do Comité de Organização Encyclopedie Numérique des Couleurs – Université de Sfax / Université de Monastir – Tunisia, Université de Bordeaux/Montagne/França, Université de Lorraine – Universidade Federal de Uberlândia. Possui no Brasil coleções do MACRS e MAC Dragão do Mar, e no exterior.

Sandro Ka (Porto Alegre/RS, 1981) é artista visual e pesquisador. Doutor e mestre em Artes Visuais (PPGAV/UFRGS) e bacharel em Artes Plásticas (DAV/UFRGS). Professor Adjunto de Artes Visuais – Departamento de Desenho (EBA/UFMG). Desde 2003, participa de ações e mostras individuais e coletivas em diversas cidades, no Brasil e no exterior, desenvolvendo trabalhos nas linguagens de desenho, objeto, instalação e intervenção urbana. Em âmbito de pesquisa, se interessa pelas relações entre Artes Visuais e Produção Cultural, bem como nas articulações entre Arte, Política e Sexualidade. Recebeu prêmios na área de Artes Visuais, como o Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea (2017) e Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2009), sendo indicado em outras edições do mesmo prêmio (2014, 2015 e 2018). Possui obras em acervos públicos e coleções privadas.

Exposição ‘enquanto espero a primavera’
Camila Moreira | Curadoria: Sandro Ka
Abertura: 25 de abril de 2023 | às 19 horas
Visitação: até o dia 28/05/2023