Finissage da exposição ‘O atelier como encruzilhada’ apresenta resultado de pesquisas de iniciação científica de alunas da gravura

Finissage da exposição ‘O atelier como encruzilhada’ apresenta resultado de pesquisas de iniciação científica de alunas da gravura

No dia 06 de dezembro de 2024, sexta-feira, das 15h às 17h, o Centro Cultural UFMG recebe as graduandas Cássia Giovanna e Renata Frazatto para apresentação dos resultados de suas pesquisas em gravura. A atividade é um desdobramento da exposição ‘O atelier como encruzilhada: práticas e discussões em torno da gravura’, uma iniciativa do Ateliê de Xilogravura e Gravura em Metal da Escola de Belas Artes da UFMG, com curadoria de Eliana Ambrósio, George Gutlich e Fernando Costaa. A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sobre as autoras e suas pesquisas

Cássia Giovanna é natural de Belo Horizonte, graduanda em gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG, artista e gravadora. Através das técnicas da xilogravura e mokulito trabalha com a execução de imagens botânicas, utilizando de cores e camadas para trazer ao mundo o objeto observado a partir do inconsciente.

O ‘mokulito’ é uma técnica de gravura criada nos anos 70, no Japão. Partindo dos princípios da litografia, procura facilitar o acesso ao método usando a madeira de suporte. Na sua pesquisa de iniciação científica orientada pela professora Dra. Eliana Ambrósio, Cássia buscou estudar a execução desta prática, levando em consideração suas minúcias e possibilidades com materiais disponíveis no cenário brasileiro, almejando tornar acessível o procedimento.

Renata Frazatto é natural de São Paulo e graduanda em gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG. Seus interesses transitam entre experimentações na gravura em metal, escultura em metal e fotografia de base solar e fotografia digital. Atualmente pesquisa sobre processos não tóxicos e não poluentes na técnica da aquatinta.

Os processos tradicionais da ‘aquatinta’, uma das técnicas de gravura em metal, fazem uso de substâncias nocivas ao meio ambiente e à saúde humana, se manuseados de forma não segura. Tendo em vista a segurança dos gravadores, viu-se necessário propor técnicas alternativas e aconselhar sobre o uso de equipamentos de proteção. Durante a conversa, Renata pretende abordar esse assunto que foi o tema de sua pesquisa de iniciação científica orientada pelo professor Dr. George Gütlich, realizada durante o último ano, e relacionar essa temática à prática de ateliê na Escola de Belas Artes da UFMG.

Finissage da exposição ‘O atelier como encruzilhada’
Data: 06 de dezembro de 2024
Horário: das 15h às 17h
Local: Auditório do Centro Cultural UFMG
Entrada gratuita
Classificação livre

O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH

Consulte rotas e meios para chegar