CEU - Últimas notícias

Inter UFMG volta a acontecer presencialmente.

A organização do evento estima que cerca de 1200 alunos irão participar do torneio.

Imagem clube
Foto: Liga das Atléticas / Instagram

No próximo sábado (15/04), começa mais uma edição do Inter UFMG. O campeonato é organizado pela Liga das Atléticas da UFMG (LAUFMG) e reúne diversas equipes de diferentes unidades da Universidade para se enfrentarem em 18 modalidades. O evento não acontece de maneira presencial desde 2019 e estima-se que mais de 1200 discentes irão participar do torneio esse ano.

Onde tudo começou: Liga das Atléticas da UFMG

Em 2013, algumas atléticas da UFMG se juntaram para organizar e disputar um campeonato com o intuito de promover a interação de estudantes de diferentes cursos por meio da prática de esportes. Devido ao sucesso da iniciativa, as atléticas participantes decidiram criar uma Liga com o intuito de firmar uma união entre elas. Atualmente, além de desempenhar esse papel, a Liga das Atléticas também representa as equipes da UFMG.

Flávia Rocha, aluna do Curso de Licenciatura em Matemática, Diretora Financeira na Liga e Presidente da Associação Atlética Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas da UFMG (AAAICEx), explica um pouco sobre quais as atribuições da união das atléticas: “As demandas que levamos até a UFMG referem-se principalmente ao uso dos espaços da UFMG, como o CEU e o CTE, além da constante procura por apoio e incentivo ao esporte universitário, tanto através de auxílio financeiro e apoio institucional para levar as equipes da UFMG para o JUMS e JUBS (campeonatos a nível estadual e nacional), como apoio para realizações de campeonato, como o Inter UFMG”.

Organização

Visto que o torneio envolve uma grande quantidade de atletas e esportes, — contando com arbitragem, medalhas, troféus, entre outras demandas —, há uma complexa logística de organização para que o evento esportivo funcione como o previsto: “Nos meses que antecedem a competição, é formada uma Comissão Organizadora, que é formada pela Liga e alguns representantes das atléticas, e com isso é organizado todo o campeonato.”, comentou Flávia.

Nesta edição, 14 atléticas irão participar do torneio: Conclave (Medicina), Fênix (Saúde), Basilisco (Odontologia), Taurus (Veterinária/Aquacultura), Atena (ICEx), Corujinha (Letras, ECI e Belas), FAFICH (Filosofia e Ciência Humanas), Hércules (EEFFTO), Guará (Ciências Biológicas), Profeta (Arquitetura e Design), Hermes (FACE), Grifo (Engenharia), Vetusta (Direito), Medusa (Farmácia e Biomedicina).

Visão dos atletas

Laura Assis, ex-aluna da UFMG, tem uma longa relação com a atlética da FAFICH, tendo ingressado em 2017 e atuado em diversos cargos, incluindo o de Presidente no período de 2020 até 2022. Nessa edição do Inter UFMG, ela participará como atleta do time de handebol feminino, e acredita que o evento tem grande significado para a comunidade universitária: "O Inter é esse resultado esportivo da atuação da Liga e das atléticas em conjunto. É a possibilidade de que, durante um período de tempo, os cursos comunguem aos finais de semana competindo. Até mesmo para os que não são atletas, é uma oportunidade de divertimento, seja assistindo ou torcendo. Então a importância é essa congregação. A oportunidade de nos fins de semana estar todo mundo junto, torcendo e se divertindo... Rivalizando também, porque faz parte, o que não quer dizer brigando, nunca. Mas eu acho que esse é o objetivo maior”.

Com o evento se aproximando, a ansiedade é peça constante entre os envolvidos. Igor Camargo, aluno do Curso de Gestão de Serviços de Saúde e Diretor de Esportes da Associação Atlética Acadêmica da Saúde, comenta sobre a emoção da chegada do campeonato: "Uma expectativa, com ansiedade e com vontade de viver esse momento. Então é muito especial, onde a gente vai estar confraternizando com outras atléticas e com outros estudantes. Competindo sempre com o objetivo de se doar ao máximo.”

CEU

O Centro Esportivo Universitário da UFMG receberá jogos de algumas modalidades do campeonato, como: basquete, handebol, futsal, entre outras.

Elmer Rodrigues, estudante do sétimo período de Arquitetura e Urbanismo na UFMG, é Diretor de Marketing da Liga das Atléticas e comentou sobre a importância do Clube para o Inter UFMG: "Acho muito importante a participação do CEU no Inter porque a gente possui um grande espaço de uso coletivo de lazer e esporte para os treinos da atléticas e para a preparação física. Normalmente, a maioria das atléticas costumam treinar naqueles locais e o CEU representa esse papel importante apoiando a Liga e diferentes atléticas da UFMG".

Como participar?

Os discentes interessados em participar do Inter UFMG devem procurar sua atlética para obter mais informações. Em caso de dúvidas, o estudante pode entrar em contato com a Liga das Atléticas pelo Instagram. Os associados do CEU e pessoas com convites podem acompanhar os jogos que forem realizados no clube. Não perca este evento!

[Matéria escrita por Lucas Sant’Ana e Jamili Soares, estudantes do curso de jornalismo na UFMG]