Descrição dos Projetos



A UFMG busca incentivar parcerias, disseminar, transferir e desenvolver novos conhecimentos e tecnologias. Um dos objetivos é criar mecanismos para se aproximar, cada vez mais, da comunidade em geral, de modo a fortalecer e ampliar os vínculos da universidade com o ambiente externo. Para isso, a UFMG investe na prestação de serviços à sociedade, no treinamento de pessoas, na difusão cultural, artística e esportiva, tornando-se, assim, agente do desenvolvimento social, cultural e econômico

Em sintonia com esses princípios, o Centro Esportivo Universitário – CEU/UFMG – incentiva a prática de atividades didáticas, físicas, esportivas e de lazer, no âmbito da comunidade universitária e dos demais segmentos da sociedade, atuando como elemento catalisador de métodos e práticas relacionadas às atividades esportivas e de lazer.

Assim, o CEU apoia os seguintes projetos:

Projeto de Extensão: Atividade Física para Universitários com Deficiência – Programa Superar

Descrição:

Projeto de extensão visa o desenvolvimento da prática de atividades físicas adaptadas no Centro Esportivo Universitário para alunos com deficiência regularmente matriculados em curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Objetivos:

Promover a prática de atividade física visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida dos universitários com deficiência.

Metodologia:

As modalidades natação e treinamento funcional, acontecem no CEU sob a supervisão de profissionais de Educação Física especializados no atendimento de pessoas com deficiência por meio de parceria firmada com o Programa Superar da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL/PBH).

As atividades são gratuitas e realizadas às terças e quintas a partir das 8h. Para participar o universitário deverá apresentar atestado médico recente para a prática de atividade física adaptada, realizar uma avaliação física pelos profissionais do projeto e ser sócio do CEU.

Coordenação:
  • Professora Drª Andressa da Silva de Mello do Departamento de Esportes/ EEFFTO UFMG.
Maiores Informações:
  • Ranalisy Quirino Bregalda: (31) 98633-6410.
  • Lucas Sampaio: (31) 99709-8877.

Projeto Qualidade de Vida no Trabalho – Ginástica no CEU

Descrição:

Voltado para os servidores da UFMG (docentes e técnico-administrativos), o projeto visa proporcionar benefícios pessoais no trabalho e minimizar os impactos negativos oriundos do sedentarismo. O projeto é realizado através da parceria Centro Esportivo Universitário, ProRH e CAC.

Objetivos:

Desenvolver atividades físicas aos servidores da UFMG.

Modalidades:
  • Natação
  • Corrida orientada
  • Ginástica coletiva
  • Hidroginástica
  • Caminhada
Coordenação:
  • Professor Dr. Rodrigo César do departamento de esportes da EEFFTO/UFMG.
Maiores Informações:
  • projetoginasticanoceu@gmail.com
  • (31)3409-2372

Projeto – Programa Segundo Tempo (PST)

Descrição:

Projeto voltado para crianças de 06 a 12 anos, visando o aprimorar o desenvolvimento através dos estímulos obtidos pelas práticas esportivas.

Objetivos:

Oferecer práticas corporais que estimulem o desenvolvimento integral das crianças; Estimular os valores sociais e culturais inerentes às práticas corporais; Oferecer condições pedagógicas adequadas à prática esportiva educacional; Motivar a promoção de ações intersetoriais que integram a política esportiva educacional aos demais setores (educação, saúde, cultura, defesa, entre outros).

Metodologia:

O Projeto oferece duas vezes por semana, atividades técnicas e coordenativas nas modalidades Futsal, Vôlei, Basquete e Handebol, com duração de 2 horas/aula, no Centro Esportivo Universitário, sob a supervisão de profissionais da Educação Física.

Coordenação:
  • Professor Dr. Gibson Moreira Praça do departamento de esportes da EEFFTO/UFMG.
Maiores Informações:
  • pst.eefftoufmg@gmail.com

Projeto Academia & Futebol

Descrição:

O projeto fomenta o desenvolvimento da capacidade interpretativa social dos indivíduos por meio de atividades esportivas.

Objetivos:

Oferecer aulas de futsal, totalmente gratuitas, direcionadas para ambos os sexos de diferentes faixas etárias.

Metodologia:

As aulas procuram oferecer não somente a prática esportiva, mas também oportunidades sociais e de formação de sujeitos críticos e capazes de interpretar a sociedade como um todo.

Modalidades:
  • Futsal
Coordenação:
  • Professor Dr. Silvio Ricardo da Silva do departamento de educação física da EEFFTO/UFMG.
Maiores Informações:
  • projetoacademiaefutebol@gmail.com

O Projeto Escola no CEU

Descrição:

O Projeto Escola no CEU foi criado com a importante missão de possibilitar o acesso de crianças e adolescentes à prática de atividades físicas e de lazer no Centro Esportivo Universitário (CEU) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. (Guia de Procedimentos Para a Visitação de Escolas)


1 – Esporte e Lazer para as Escolas Públicas


Objetivos:

Apoiar e organizar atividades esportivas e de lazer para estudantes de escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte.

Metodologia:

Quinzenalmente, sempre às QUINTAS-FEIRAS, serão disponibilizadas visitas gratuitas para escolas públicas da região metropolitana de Belo Horizonte. Tais visitas serão realizadas somente nas datas previamente estipuladas, terão o limite de 100 (cem) alunos e poderão ser canceladas em caso de necessidade do CEU – UFMG.


2 – Competições esportivas escolares


Objetivos:

Apoiar e contribuir na organização de competições esportivas escolares.

Metodologia:

Desenvolvimento de jogos esportivos, como olimpíadas escolares, torneios e provas federadas ou não. As atividades acontecerão no espaço esportivo do CEU-UFMG seguindo o cronograma a seguir:

  • Manhã: 08:00h às 12:00h
  • Tarde: 13:00h às 17:00h
  • Integral: 08:00h às 17:00h

O pagamento para o desenvolvimento da atividade deverá seguir as regras do CEU, conforme aprovado pelo Conselho Diretor do CEU-UFMG.

O projeto contará com o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas e utilização da piscina.

Coordenação:
  • Professor Diretor Luciano Pereira da Silva - CEU - UFMG.
  • Professora Vice-Diretora Ana Cláudia Porfírio Couto - CEU - UFMG.
Maiores Informações:
  • (31)3409-2379
  • visitas2022@ceu.ufmg.br

Competições Esportivas no Centro Esportivo Universitário

Descrição:

O projeto visa a inclusão de cidadãos comuns em competições esportivas, tornando possível a vivência de relevantes experiências formativas em que processos educacionais são estimulados, buscando uma maior democratização do acesso ao esporte e desenvolvimento da cultura.

Objetivos:

Apoiar a organização de eventos esportivos no Centro Esportivo Universitário (CEU), aproveitando de sua ampla estrutura para inclusão de comunidades externas à UFMG. Busca ainda, oportunizar acadêmicos envolvidos nas atividades, possibilitando uma formação profissional no campo dos estudos do lazer.

Metodologia:

Utilizar-se-á a estrutura física do CEU para olimpíadas escolares, torneios e provas promovidos por federações esportivas, competições esportivas e eventos esportivos organizados por sindicatos e associações. O gerenciamento das ações será realizado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE), seguindo demandas da coordenação do projeto. Serão desenvolvidas atividades gratuitas e pagas, respeitando resoluções da UFMG, as atividades serão organizadas para que sejam abordadas instituições públicas e privadas, e sejam visadas escolas em situação de vulnerabilidade social.

O plano de trabalho será desenvolvido por meio de relatórios mensais, aplicando formulários avaliativos nos participantes dos eventos. Os eventos não podem afetar as atividades já previstas no Centro Esportivo Universitário.

Coordenação:
  • Professor Diretor Luciano Pereira da Silva - CEU - UFMG.
  • Professora Vice-Diretora Ana Cláudia Porfírio Couto - CEU - UFMG.
Maiores Informações:
  • visitas2022@ceu.ufmg.br

Projeto Extensão de Ações de Esporte e Lazer no Centro Esportivo Universitário

Descrição:

O projeto visa desenvolver uma proposta de ação na área do lazer pautada nos princípios de animação cultural voltada para a comunidade externa da UFMG (crianças, adolescentes, adultos e idosos).

Objetivos:

Oferecer atividades de esporte e lazer no CEU gratuitamente para a comunidade da região metropolitana de Belo Horizonte, sobretudo aquelas situadas em regiões de maior vulnerabilidade social.

Metodologia:

O projeto desenvolverá suas atividades prioritariamente aos fins de semana, com algumas ações podendo ser desenvolvidas durante a semana, a depender da disponibilidade dos participantes. As práticas de lazer pelo público a que se destina o projeto serão desenvolvidas pela equipe do projeto, estagiários curriculares e bolsistas do curso de Educação Física da UFMG e de outros cursos, conforme a demanda de atividades do projeto. O projeto terá como foco o desenvolvimento de atividades que possibilitem a ampliação na gama de vivências dos envolvidos, nas relações sensoriais de modo geral, como experiências gastronômicas, visuais, táteis, corporais e sociais.

Modalidades:
  • Jogos realizados nas quadras poliesportivas
  • Atividades na piscina – hidroginástica, gincana aquática, etc
  • Jogos eletrônicos
  • Concertos de música
  • Exposição de artes
  • Desfiles de moda
  • Teatro
  • Palestras educativas e gastronômicas
Coordenação:
  • Professora Dra. Ana Claudia Couto
  • Co-coordenação Prof. Dr. Luciano Pereira da Silva
Maiores Informações:
  • visitas2022@ceu.ufmg.br

Projeto Pilates UFMG

Descrição:

O Projeto Pilates da Universidade Federal de Minas Gerais, vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional é organizado por professores, alunos e colaboradores da UFMG, combinando metodologias tradicionais e modernas para proporcionar melhora do bem-estar físico e mental.

Objetivos:

Oferecer aulas de pilates para a população geral e realizar avaliações físicas para segurança e evolução de alunos e alunas. Além de contribuir com a formação dos graduandos em Educação Física e Fisioterapia da UFMG.

Metodologia:

As aulas ocorrem duas vezes por semana, às terças e quintas ou quartas e sextas, sendo 25 turmas ao todo, com horários das 8h às 20h e duração de 50 minutos/ aula. As atividades presenciais estão sendo desenvolvidas no Centro Esportivo Universitário (CEU/ UFMG). No momento, seguindo todos os protocolos de saúde vigentes, para o público externo à UFMG, são disponibilizadas apenas duas vagas por turma. O investimento é de R$150 por mês, com a primeira parcela na matrícula, e as demais no décimo dia dos meses seguintes. As inscrições podem ser realizadas no portal de Cursos, Eventos e Atividades da Fundep. As aulas vão até 30 de dezembro e alguns horários já tem turmas totalmente preenchidas.

Coordenação:
  • Coordenador dr.Franco Noce do departamento de esportes da EEFFTO - UFMG
  • Responsável pedagógica: Cristina Carvalho
Maiores Informações:
  • pilates.ufmg@gmail.com
  • cenex@eeffto.ufmg.br
  • carvalho.cristina@gmail.com
  • www.pilatesufmg.com