Descrição dos Projetos

    A UFMG busca incentivar parcerias, disseminar, transferir e desenvolver novos conhecimentos e tecnologias. Um dos objetivos é criar mecanismos para se aproximar, cada vez mais, da comunidade em geral, de modo a fortalecer e ampliar os vínculos da universidade com o ambiente externo. Para isso, a UFMG investe na presta-ção de serviços à sociedade, no treinamento de pessoas, na difusão cultural, artística e esportiva, tornando-se, assim, agente do desenvolvimento social, cultural e econômico.

    Em sintonia com esses princípios, o Centro Esportivo Universitário incentiva a prática de atividades didáticas, físicas, esportivas e de lazer, no âmbito da comunidade universitária e dos demais segmentos da sociedade, atu-ando como elemento catalisador de métodos e práticas relacionadas às atividades desportivas, favorecendo a troca de conhecimentos.

    Assim, o CEU criou os seguintes projetos:

Projeto de Extensão: Atividade Física para Universitários com Deficiência (SIEX: 403450)


    Projeto de extensão direcionado para alunos com deficiência regularmente matriculados em curso de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais.

    O objetivo é promover a prática de atividade física visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida. Serão ofertadas as modalidades natação e treinamento funcional. As atividades acontecerão no CEU sob a supervisão de profissionais de Educação Física especializados no atendimento de pessoas com deficiência por meio de parceria firmada com o Programa Superar da Secretária Municipal de Esportes e Lazer (SMEL/PBH). Este projeto será coordenado pela professora Drª Andressa da Silva de Mello do Departamento de Esportes/ EEFFTO da UFMG.

    As atividades serão gratuitas e realizadas às terças e quintas a partir das 8h. Para participar o universitário deverá apresentar atestado médico recente para a prática de atividade física adaptada, realizar uma avaliação física pelos profissionais do projeto e ser sócio do CEU.

Inscrições:

    Os interessados deverão realizar a pré-inscrição no período de 10 a 28 de fevereiro de 2020 através do link:   Formulário de Pré-inscrição

Modalidades:

  • Natação
  • Treinamento funcional

Maiores Informações:

  • Ingrid Lôbo 31.3277-4546 - programasuperarufmg@gmail.com
  • Cenex/CEU 31.3409-2385 - cenex@ceu.ufmg.br

Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho - Ginástica no CEU


    O público alvo são os servidores: docentes e técnico-administrativos da UFMG, visando benefícios pessoais no trabalho, e minimizando os impactos negativos oriundos do sedentarismo. O projeto é realizado numa parceria CEU, ProRH e CAC.

    A ginástica laboral é definida como aquela praticada durante o intervalo do expediente. Já o nosso projeto pro-põe os horários de 07:00 horas, 11:30 horas e 17:30 horas, que correspondem aos períodos anterior e posterior ao expediente, e ao horário de almoço, com atividades desenvolvidas em local adequado à pratica de exercícios físicos e esportes.

Modalidades:

  • Caminhada/corrida orientada
  • Ginástica localizada
  • Alongamento
  • Hidroginástica
  • Dança de salão

Número de vagas: 300


Informações e inscrições:

PRORH - Pró Reitoria de Recursos Humanos / UFMG (3409-4529).


Projeto Universitário - aberto a outras faculdades


    É um Projeto de Extensão, que tem por finalidade, incentivar a prática de atividades didáticas, físicas, esportivas e de lazer, no âmbito das comunidades universitárias, atuando como elemento catalisador de métodos e práticas relacionadas com suas atividades, favorecendo a troca de conhecimentos, fatores geradores de cultura, e indispensáveis à idéia predominante de globalização veiculada em todos os segmentos do mundo contemporâneo.

    O objetivo é criar uma interação social entre a comunidade acadêmica de Belo Horizonte, reunindo todas as Instituições de Ensino Superior, de forma a proporcionar oportunidades de relacionamentos entre os diversos segmentos, no CEU., promovendo maior integração entre os alunos, abrindo espaços para discussões de métodos e técnicas relacionadas com as atividades físicas e esportivas.

    O C.E.U visa atender as Comunidades Universitárias externas, liberando o acesso de 3.000 (três mil) vagas de usuários, mediante o pagamento de taxa semestral.


Projeto Ex-Aluno UFMG e Instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte e Região Metropolitana


    Neste projeto o CEU proporciona ao ex-aluno a oportunidade de permanecer em contato com a comunidade universitária, num ambiente lúdico, agradável e propício à prática de atividades físicas e esportes, e ao lazer.


Projeto Conviver


    A convivência no espaço do CEU está mais centralizada no círculo familiar restrito (associado, cônjuge e filhos com limitação de idade), excluídas outras pessoas da rede social familiar tais como, demais parentes e amigos.

    O lazer compartilhado favorece a formação e manutenção das redes sociais de convivências familiares e extra-familiares, uma vez que as atividades recreativas e esportivas, quando realizadas em grupo, estreitam os laços familiares, desenvolvem a sociabilidade e promoção das pessoas.

    Considerado dever do Estado, é garantido, de forma ampla, na constituição Federal de 1988, que menciona o direito ao lazer, de forma clara entre os direitos sociais no art. 6º, embora não de forma específica, a não ser em seu art. 227, ao colocá-lo junto a outros direitos sociais e individuais, como dever do Estado; por fim, no art. 217, § 3º, ao explicitar o dever do Poder Público em incentivar o lazer como forma de promoção social.

    Destarte, o Centro Esportivo Universitário, cujo objetivo é propiciar a realização de programas de atividades físicas, didáticas, esportivas, culturais e de lazer, viabiliza ao associado, maior de 18 anos, adquirir convites que permitam ao mesmo reunir, no espaço lúdico e esportivo do CEU, as pessoas do seu círculo de convivência.