História

A preocupação com a formação inicial e continuada de professores é constitutiva da UFMG. Ao longo dos anos, a Universidade vem ampliando a oferta de vagas e diversificando as opções de cursos de graduação, especialização, extensão e pós-graduação, visando garantir uma formação capaz de contribuir para que docentes possam desenvolver suas atividades profissionais orientados pelo marco ético da educação e dos direitos humanos.

Nessa perspectiva, a UFMG vem envidando esforços para criar formas de articulação com a Educação Básica, por meio de estágio, realização de pesquisas, eventos ou projetos de extensão.

Com essa finalidade, foi implantada na Universidade a Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFMG (Comfic), composta de representantes das redes estadual e municipal de ensino e de instâncias universitárias que atuam com os cursos de licenciatura.

Crianças em processo de alfabetização no Centro Pedagógico da UFMG. Foto: Luiza Ananda / UFMG

Com base nas discussões e encaminhamentos da comissão, foi apresentada a proposta de criação de um site para congregar as ações da própria comissão e diversas iniciativas da educação básica, dar visibilidade às iniciativas e facilitar o acesso às notícias, aos projetos de pesquisa, ensino e extensão, e às publicações produzidas no âmbito da UFMG que relacionam a formação de professores com a educação básica.

A expectativa é que o site vá além da simples transmissão de informações e possibilite a construção de um diálogo democrático com os sujeitos e atores da comunidade educacional, bem como com a população em geral, fortalecendo, assim, o diálogo entre a UFMG e a sociedade.