UFMG e Universidade Nova de Lisboa promovem webinário sobre inteligência artificial para a saúde global
Por: Assessoria de Imprensa UFMG
Entre os dias 11 e 13 de novembro, será realizado o webinário Inteligência Artificial para a Saúde Global: Aplicações no Ensino e na Pesquisa em Países de Língua Portuguesa, que tem o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências sobre as potencialidades e desafios da IA no campo acadêmico e científico. As apresentações serão realizadas de forma on-line através da plataforma Zoom, no horário das 9h às 12h para o Brasil e das 12 às 15h para Portugal.
Voltado para a comunidade universitária e de pesquisa de países lusófonos (Brasil, Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), o evento busca fortalecer a cooperação internacional e estimular práticas inovadoras na educação e na produção científica. As inscrições podem ser realizadas aqui e são gratuitas para pessoas de países africanos e estudantes brasileiros que recebem auxílio permanência estudantil.
O evento é coordenado pela professora Deborah Carvalho Malta, do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG, e pela professora Maria Rosário Oliveira Martins, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
No dia 11, antecedendo as apresentações do webinário, serão promovidos quatro cursos, com duração de quatro horas cada, sobre os temas: Amostras Complexas e uso em Grandes Inquéritos; Análise de Dados Multivariável com IDS; R e Python; e Vigilância e Notificação em Violência de Gênero – APP NotiVIVA.
Nos dias 12 e 13 de novembro, serão realizadas as apresentações do webinário. A palestra magna será ministrada pelo professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Monteiro de Almeida Filho, com o tema O lugar da IA no Campo da Saúde Digital. A programação inclui 16 apresentações: oito do Brasil, cinco de Portugal e três de países africanos, realizadas em duas salas simultaneamente.
Todo o valor arrecadado pelas inscrições será revertido para o Instituto Mulher Amada (IMA), ONG de Belo Horizonte que tem o objetivo de acolher mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica, promovendo escuta, cuidado, autonomia e vínculos afetivos, para que possam reconstruir suas histórias com dignidade, liberdade e afeto.
Fonte
Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG
comunicacao@enf.ufmg.br