Voltar para o Início Ir para o rodapé
Extensão

Oficina do Espaço do Conhecimento UFMG convida o público a explorar a botânica fora da Terra

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

No próximo sábado, 20 de setembro, às 15h, o Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, realiza a oficina Plantando no Espaço. A atividade convida o público a conhecer os desafios de cultivar plantas fora da Terra, em uma experiência inspirada nas pesquisas desenvolvidas na Estação Espacial Internacional (ISS). Em órbita há 25 anos, o laboratório avançado reúne astronautas e cientistas em estudos sobre como sustentar a vida em ambientes extremos, incluindo o cultivo de plantas sem solo, sem luz solar direta e com recursos limitados de água.

Para João Victor Evangelista, mediador do museu responsável pela atividade, a oficina propõe “uma verdadeira jornada pelo universo da botânica espacial”. Ele explica que os participantes irão conhecer parte das pesquisas da ISS, onde cientistas enfrentam o desafio de fazer plantas crescerem em microgravidade.  Em um segundo momento, o público será convidado a plantar feijões em algodão. “As crianças e adultos poderão levar para casa seu próprio ‘mini experimento’, acompanhando o crescimento da planta enquanto refletem sobre como a vida pode se adaptar em condições extremas”, diz.

A atividade é voltada para crianças com idade a partir dos sete anos, jovens, adultos e idosos interessados na temática. Serão disponibilizadas 15 vagas, preenchidas mediante ordem de chegada. Para participar, é necessário retirar bilhetes individuais na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG, disponíveis gratuitamente a partir das 13h do dia da oficina.

Serviço: 

Oficina Plantando no Espaço

Data: 20 de setembro (sábado)

Horário: 15h

Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários – Belo Horizonte/MG

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

assessoriadeimprensa@ufmg.br

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa