Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pesquisa e Inovação

Marcello Musto lança livro e ministra seminário na UFMG sobre o primeiro rascunho de ‘O capital’

Para especialistas, manuscritos de Karl Marx contêm reflexões que ele não pôde desenvolver posteriormente na sua obra mais famosa

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

O professor Marcello Musto, da York University, de Toronto, Canadá, ministrará na UFMG, nesta sexta-feira, 10 de abril, o seminário Materialismo histórico e o problema do método na Introdução aos Grundrisse. O seminário será realizado no auditório 2 da Face, a partir das 11h, e será seguido do lançamento do livro O primeiro rascunho de O Capital de Marx: História da gênese e da recepção dos Grundrisse (Editora Autêntica, 2026), organizado por Musto.

Redigidos entre 1857 e 1858, os Grundrisse foram o primeiro esboço preparatório de O Capital, obra máxima de Karl Marx. O texto permaneceu inédito em português até 2011, quando foi publicado pela editora Boitempo, em tradução direta do alemão, possibilitando o acesso de leitores ainda não escolados em outros idiomas. O evento de agora será uma oportunidade para o avanço do debate sobre o livro junto à comunidade acadêmica.

Segundo o entendimento geral dos especialistas, os manuscritos de Marx contêm reflexões sobre questões que o pensador não pôde desenvolver posteriormente em O Capital. Isso faz dos Grundrisse um material particularmente relevante para a interpretação geral do pensamento do filósofo alemão, responsável pela mais completa crítica ao capitalismo e às mazelas econômicas e sociais que dele decorrem.

Os Grundrisse foram corretamente descritos como o texto mais rico de Marx. O volume editado por Musto alcança o duplo objetivo de mostrar os aspectos mais significativos desse escrito e oferecer uma análise completa e rigorosa da sua recepção no mundo”, afirmou o historiador britânico Eric Hobsbawm (1917-2012) sobre o volume do qual, em sua versão original, publicada em inglês em 2008, ele assina o prefácio.

O evento de recepção a Marcello Musto na UFMG é promovido pelo grupo de pesquisa Economia Política Contemporânea, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face). Criado em 1998, o grupo é coordenado pelos professores Hugo Eduardo da Gama Cerqueira, João Antonio de Paula e Eduardo da Motta e Albuquerque.

Esta não é a primeira visita do professor de sociologia da York University na UFMG. No último trimestre de 2024, Marcello Musto esteve na instituição como convidado do programa Cátedra Fundep/Ieat. Na ocasião, ministrou minicurso sobre Marx e fez a conferência de abertura do seminário anual do Ieat naquele ano, entre outras atividades. 

O livro, o organizador

As obras de Marcello Musto já foram traduzidas para 25 idiomas, consolidando sua influência global como um dos maiores especialistas da atualidade na biografia de Marx e na reinterpretação de seus estudos. No Brasil, destacam-se suas publicações O velho Marx: uma biografia de seus últimos tempos (Boitempo, 2018), Repensar Marx e os marxismos: Guia para novas leituras (Boitempo, 2022) e Karl Marx: biografia intelectual e política (1857-1883) (Expressão Popular, 2023).

Além disso, Musto também organizou importantes coletâneas, como Trabalhadores, uni-vos! Antologia política da I Internacional (Boitempo, 2014), O renascimento de Marx: principais conceitos e novas interpretações (Autonomia Literária, 2023) e O essencial de Marx e Engels (Boitempo, 2024).

A obra ora lançada pela Autêntica está dividida em duas partes. Na primeira, reconstrói-se o quadro histórico e biográfico no qual Marx redigiu seu manuscrito, em especial sua atuação como jornalista da primeira crise econômica mundial, ocorrida em 1857-1858. Na segunda, apresenta-se um relato completo da difusão e da recepção desse escrito em todas as línguas e países para as quais foi integralmente traduzido nos diferentes momentos históricos.

A essas duas partes acrescentam-se dois textos, a introdução e o epílogo, nos quais são reconstituídos os estudos econômicos realizados por Marx antes e depois dos Grundrisse. “No livro, alguns dos principais estudiosos internacionais de Marx reexaminam o valor dos Grundrisse e apresentam um autor, sob muitos aspectos, diferente daquele conhecido por meio das correntes dominantes do marxismo do século XX”, informa-se na sinopse da obra.

Livro: O primeiro rascunho de O Capital de Marx

Organizador: Marcello Musto

Editora Autêntica

R$ 67,90 / 384 páginas

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

assessoriadeimprensa@ufmg.br

https://www.ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa

Imagem de Divulgação

Livro O primeiro rascunho de O Capital de Marx de Marcello Musto Foto: Divulgação