Pesquisas desenvolvidas na UFMG analisam riscos dos microplásticos e formas de diminuir os danos
Por: Assessoria de Imprensa UFMG
A partir do contato com a água e da ação do calor e do frio, os plásticos sofrem degradações e, quando atingem o tamanho de partículas de até 5 milímetros, passam a ser chamados de microplásticos. Devido ao seu tamanho, eles se dispersam facilmente e podem ser encontrados em diversos locais, como águas superficiais, águas subterrâneas, na terra e até mesmo nos alimentos. Também existem pesquisas que já identificaram o material na placenta e no cérebro humanos.
Essa exposição ao componente pode gerar prejuízos à saúde, mas, o que é possível ser feito para mitigar os danos? Estudos desenvolvidos por pesquisadores da UFMG buscam entender o fenômeno, além de propor soluções para a diminuição do uso do plástico. Conheça as iniciativas no vídeo da TV UFMG.
Saiba mais sobre os projetos apresentados no vídeo:
Lixo plástico oceânico: impactos na vida marinha e oportunidades de produtos avançados, coordenado pelos professores Rodrigo Oréfice e Marys Lene Almeida.
CicloTec, empresa que nasceu dentro da UFMG e que propõe uma solução sustentável para o setor agrícola.
Leia o artigo sobre microplásticos nas águas subterrâneas desenvolvido pelo professor adjunto do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa) da UFMG, Victor Moreira, e pelas pesquisadoras Thais Carpanez, Lívia Castro, Carolina dos Santos e Míriam Amaral.
Acompanhe o trabalho do Legislab, coordenado pela professora Fabiana de Menezes Soares.
Série Explica UFMG
O vídeo integra a série Explica UFMG, que apresenta temas que são objeto de estudo na Universidade e impactam a vida em sociedade. Os conteúdos têm o objetivo de favorecer a divulgação científica e aproximar a população dos trabalhos desenvolvidos na UFMG. Assista aos outros episódios aqui.
Ficha técnica
Produção e reportagem: Flávia Moraes; Imagens: Ângelo Araújo, Samuel do Vale, Cedoc TV UFMG, Pixabay, FreePik, ONU Brasil, Febrageo; Edição de imagens: Otávio Zonatto; Videografismo: João Teixeira Jr. e Sthefany Sousa; Locução: Renata Valentim; Edição de conteúdo: Flávia Moraes; Transporte: Pedro Campos.
Fonte
Assessoria de Imprensa da UFMG
assessoriadeimprensa@ufmg.br