Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Acadêmico

‘Ágora/Alexandria’ encerra semestre do Projeto Cineam, dedicado a exibição de filmes sobre a Antiguidade

Filme aborda disputa política, econômica e religiosa pela cidade de Alexandria
Foto: divulgação | Cineam/UFMG

13 de nov

20h10

Evento presencial Ver informações

Evento gratuito

Compartilhe:

A quarta sessão do Cineam, projeto de extensão da UFMG em parceria com o projeto de extensão Filmes para pensar e ser mais, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), exibirá o filme Ágora/Alexandria (2009), de Alejandro Amenábar. A sessão será nesta quinta, dia 13 de novembro, às 20h10, na sala B315 do CAD 2, no campus Pampulha. Com entrada gratuita e aberta ao público, a atividade encerra o semestre do cineclube, que organiza exibições mensais de filmes sobre temas da Antiguidade e do Medievo.

Polêmica
Premiado sete vezes pelo Goya – o mais importante do cinema espanhol –, inclusive na categoria melhor roteiro original por Alejandro Amenábar e Mateo Gil, o filme Alexandria também causou polêmicas, como sua proibição no Egito pela censura, por conter cenas consideradas um insulto para a religião, além de ter sido acusado de “promover ódio ao cristianismo e reforçar falsos clichês sobre a Igreja Católica”, pelo Observatório Antidifamação Religiosa.

A narrativa tem em foco a cidade de Alexandria, que, sob domínio romano, é palco de uma das mais violentas rebeliões religiosas de toda a história antiga, em que judeus e cristãos disputam a soberania política, econômica e religiosa do local. “Entre o conflito, a bela e brilhante astrônoma Hypatia (Rachel Weisz) lidera um grupo de discípulos que luta para preservar a biblioteca de Alexandria. Dois deles disputam o seu amor, o prefeito Orestes (Oscar Isaac) e o jovem escravo Davus (Max Minghella). Entretanto, Hypatia terá que arriscar a sua vida em uma batalha histórica que mudará o destino da humanidade”, informa-se na sinopse do filme.

Cineam
O projeto é promovido há 13 anos pelo Departamento de Filosofia (Fafich) e pelo Núcleo de Estudos Antigos e Medievais (Neam/Fale), da UFMG. Além da valorizção do cineclubismo, o projeto visa divulgar temas da cultura clássica e sua continuidade no tempo atual, estabelecendo conexões entre obras da sétima arte com a filosofia. Os projetos de extensão Filmes para pensar e ser mais, da Faje, e o Cineam, da Fafich-Fale, são instrumentos para promoção de um diálogo interdisciplinar. Por meio da exibição de filmes, as iniciativas colocam em discussão questões estéticas, éticas, retóricas e políticas.

Data e Hora

13 de novembro, 20h10

Investimento

Evento gratuito

Evento presencial

Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte