Novembro Negro: Festival Reverbera celebra educação antirracista nas escolas, com valorização das culturas afro-brasileira, africana e indígena
O campus Pampulha sediará, nesta terça-feira, 18 de novembro, o Festival Reverbera, que marca a culminância do projeto e entrega dos selos de reconhecimento para as escolas selecionadas. Uma série de atividades está prevista para o auditório da Escola de Engenharia, das 9h às 12h.
Reverbera culturas afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas, lançado em agosto deste ano, faz parte do projeto de extensão Programa de Tecnologias de Comunicação Educativa (TCE) da UFMG. Realizado pela Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), por meio de cooperação técnica com o MPT-MG, o projeto selecionou 10 propostas – listadas nas redes sociais do evento – que dialogam diretamente com o ensino da história afro-brasileira e indígena nas escolas públicas municipais e estaduais de Belo Horizonte. As propostas selecionadas receberão um Selo de Reconhecimento, a fim de formar uma rede de escolas comprometidas com a implementação das leis.
De acordo com Cláudia Magno, coordenadora do projeto, “o Festival Reverbera, sendo realizado dentro da programação festiva do Novembro Negro, reforça o compromisso do projeto com a aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que juntas fortalecem o ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis da educação básica, tanto pública quanto privada”.
Programação na UFMG
O Festival Reverbera terá a presença de autoridades, educadores, escolas da Rede Reverbera, especialistas, secretaria de educação e parceiros do projeto. Até 18 de novembro, o evento conta com publicações pílulas de vídeo, vídeos dos parceiros e convidados relacionados à temática antirracista.
Integrando a programação, construída coletivamente, em que são sugeridos caminhos para superar as dificuldades encontradas na implementação e fiscalização das leis, a UFMG terá uma manhã com falas inspiradoras, entrega de selos e certificados, apresentações artísticas e muita celebração das escolas. As atividades, com início às 9h, contarão com mesa de abertura, entrega dos selos e da Carta de Manifesto, além de apresentação da Trupe Gira e a Mostra Reverbera. A programação completa pode ser acessada no perfil do Instagram do Reverbera.
A procuradora regional do Trabalho no MPT-MG, Luciana Marques Coutinho, destaca a importância desse evento: “O Festival Reverbera é um projeto muito significado e relevante para Belo Horizonte, pois contribui com a implementação das leis que obrigam a inserção, nos projetos pedagógicos e curriculares escolares, do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena”.
18 de novembro, 9h às 12h
Evento gratuito
Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte
Acesse o link: https://www.instagram.com/reverbera.aic/