Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Acadêmico

Reparações históricas para povos negros e indígenas pautam seminário

Evento propõe debates sobre justiça social, dívidas históricas e inclusão social
Imagem: divulgação

10 a 15 de nov

Evento presencial Ver informações

Evento gratuito

Compartilhe:

De 10 a 15 de novembro, a UFMG será uma das sedes da segunda edição do Seminário Internacional Pró-Reparações, um espaço de debate, articulação e construção coletiva de políticas reparatórias para os povos negros e indígenas do Brasil e da Diáspora Africana. Com o tema Um projeto de nação: diaspórico, popular e panafricanista, o evento promoverá mais de dez painéis temáticos, com participação de autoridades internacionais, lideranças de movimentos sociais, parlamentares negros, além de ativistas, artistas e intelectuais.

Na luta pela reparação histórica, o seminário propõe ações concretas, como a criação do Fundo Internacional de Reparações, estratégias para o voto negro, erradicação do racismo institucional, fortalecimento da soberania digital e cultural e a defesa da memória ancestral como base para o futuro. O evento dispõe de 400 vagas – a serem preenchidas mediante inscrição prévia – para promoção da divulgação do conhecimento, do diálogo, além de networking.

A programação reunirá palestras sobre a história e o estado atual da reparação racial no Brasil, intervenções artísticas, debates e mesas-redondas. Na página oficial do evento, é possível acessar a programação completa dos painéis, que ocorrerão de 10 a 14 de novembro. No dia 15, no encerramento desta segunda edição, está prevista uma atividade especial em Ouro Preto, com embarque às 9h.

O que são reparações?
“Reparações são medidas tomadas para compensar ou reparar um dano, perda ou injustiça. No contexto da justiça racial, reparações referem-se a ações concretas para compensar os descendentes de escravizados e comunidades que sofreram discriminação racial sistêmica”, informa-se na página oficial do evento.

Tais reparações são uma questão de justiça social e humana, que visam corrigir desequilíbrios, uma dívida histórica que se manifesta em várias formas, incluindo disparidades em educação, saúde, emprego e habitação.

Em busca de uma sociedade mais inclusiva e sustentável, o evento pretende, por meio de uma visão estratégica, viabilizar o pleito das reparações para torná-lo um objetivo nacional permanente.

Data e Hora

10 a 15 de novembro

Investimento

Evento gratuito

Evento presencial

Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte

Mais informações

Acesse o link: https://reparacoeshistoricas.org/