Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Acadêmico

Saberes tradicionais serão abordados em seminário e mostra de filmes na Fafich e no Cine Santa Tereza

Fachada do Cine Santa Tereza, que vai exibir filmes sobre os modos de vida de povos afro-indígenas
Foto: Ricardo Laf | Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte

19 a 21 de maio

Evento presencial Ver informações

Evento gratuito

Compartilhe:

O Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG e o Laboratório Audiovisual dos Saberes Tradicionais promovem, de 19 a 21 de maio, o seminário e mostra de filmes Políticas da terra. Gratuito para todos os públicos, o evento será realizado no auditório Carangola, no prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas  (Fafich), no campus Pampulha, e no Cine Santa Tereza. Para as sessões no Cine Santa Tereza, devem ser retirados ingressos na bilheteria ou pelo Sympla.

O projeto realizou, ao longo de três anos, junto à Formação Transversal em Saberes Tradicionais e ao Laboratório Audiovisual dos Saberes Tradicionais, uma série de ações de ensino, pesquisa e extensão com envolvimento de mestres, alunos e professores da UFMG, UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) e UFC (Universidade Federal do Ceará), que serão exibidas na mostra.

O evento reunirá mestras e mestres pesquisadores para discutir as obras do projeto Políticas da terra – Encontros da universidade com os saberes e fazeres afro-indígenas. Além disso, serão abordados um conjunto de retratos audiovisuais, como o documentário Uma aldeia para os encantados.

Também ocorrerá o lançamento e distribuição de livros publicados pelo projeto, o lançamento de site dedicado às produções audiovisuais do laboratório e a inauguração de plataforma de exibição de filmes on-line do Laboratório Audiovisual Saberes Tradicionais.

O evento contará com a emissão de certificados para os participantes. Veja a programação.

19 de maio – 14h
Local: Auditório Carangola (Fafich – Campus Pampulha)
Atividade: Abertura do evento, com Delcida Maxakali, Maria da Gloria de Jesus Tupinambá e Deysiane Ferreira Almeida.
Lançamento do livro Escola da terra, de Delcida Maxakali
organizado por Rosângela de Tugny e Isael Maxakali.
Lançamento da plataforma de exibição: Saberes Tradicionais Play

20 de maio – 14h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte)
Atividade: Mestras e mestres pesquisadores: aula, textos e filmes, com Silvio da Siqueira, Isabel Casimira Gasparino e Makota Kidoialê

20 de maio – 17h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte)
Atividade: exibição comentada do filme Retrato do Seu Badu (2026), de Pedro Aspahan, César Guimarães e André Brasil. Comentários de Silvio da Siqueira.
Sinopse: Seu Badu, ancião do Quilombo Mato do Tição, mestre candombeiro e terapeuta no cultivo da agricultura livre de agrotóxicos, recebeu a produção do filme em seu sítio, com a filha Aparecida Maria de Siqueira. Eles falaram de sua infância e juventude, de seus saberes e práticas terapêuticas, de sua fé e experiência do sagrado.

20 de maio – 19h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte)
Atividade: exibição comentada do filme Uma aldeia para os encantados (2025), de Pedro Aspahan, César Guimarães, André Brasil. Comentários de Maria da Glória de Jesus Tupinambá.
Sinopse: No alto da Serra do Padeiro (BA), o povo Tupinambá resiste a invasões, reafirmando o seu direito originário ao território. Lideranças como Dona Maria da Glória e o pajé Seu Lírio conduzem um cotidiano de cuidado com a floresta, rituais e força espiritual. O filme é um testemunho íntimo e político de um processo contínuo de retomada e afirmação da existência tradicional do povo Tupinambá da Serra do Padeiro.

21 de maio – 18h
Local: Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Bairro Santa Tereza – Belo Horizonte)
Atividade: exibição comentada do filme Retrato de Solange Brito (2025), do  Laboratório Audiovisual Saberes Tradicionais. Comentários de Deysiane Ferreira Almeida, Joelson Ferreira de Oliveira, Assentamento Terra Vista e Teia dos Povos, Arataca, Bahia e dos diretores do filme.
Sinopse: agricultores e plantadores de cacau do modo cabruca (na sombra da Mata Atlântica e na fronteira com outros biomas), seu Lôro e seu Capixaba, fundadores do Assentamento Terra Vista (na região de Arataca, sul da Bahia), relatam as suas lutas.

 

Data e Hora

19 a 21 de maio

Inscrições

Acesse o link para inscrições

Investimento

Evento gratuito

Evento presencial

Local: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e Cine Santa Tereza

Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte