Artistas também pesquisam? Cláudia França conduz conversa sobre o tema no Centro Cultural UFMG
Nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, às 19h, o Centro Cultural UFMG recebe a curadora e pesquisadora Cláudia França para uma conversa sobre pesquisas realizadas por artistas. A atividade, gratuita e com classificação livre, é um desdobramento da exposição Nuvem na galeria.
No evento, a pesquisadora conduzirá um bate-papo sobre as pesquisas realizadas por artistas, de modo a refletir sobre o que poderia distinguir a prática de ateliê da investigação acadêmica. Cláudia França abordará, também, aspectos do projeto de pesquisa que fundamenta sua atuação como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que norteia o pensamento e as ações do grupo de pesquisa Nuvem – Núcleo de estudos em visualidades, espacialidades e materialidades em arte contemporânea.
Após a fala, a curadora realizará uma visita guiada à exposição Nuvem na galeria, em exibição na sala Celso Renato de Lima. A mostra, com base nos eixos tempo, espaço e matéria, “trabalha diferentes dinâmicas processuais, envolvendo tanto as marcações do tempo quanto as transformações da matéria”, descreve-se no texto de divulgação divulgação distribuído pelo Centro Cultural. “Soma-se a isso a exploração sensorial nas cores e texturas, nas ações manuais e no jogo do corpo, na poeira e nas passagens tonais”.
Cláudia França
Artista visual e professora associada do Centro de Artes da Ufes, Cláudia França tem residência pós-doutoral em Psicologia pela UFMG, é doutora em Artes pela Unicamp, mestre em Artes Visuais pela UFRGS e bacharel em Desenho e Escultura pela UFMG. A professora lecionou na graduação e na pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e atualmente atua na graduação e pós-graduação em Artes da Ufes.
13 de novembro, 19h
Evento gratuito
Avenida Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte