‘Fábulas brasileiras’: recital no Conservatório UFMG incentiva presença negra na música erudita
Para incentivar o protagonismo de músicos negros na música de concerto, o Conservatório UFMG realiza nesta terça, dia 18 de novembro, às 19h30, o concerto Fábulas brasileiras (quarteto de cordas e percussão). O recital reúne instrumentistas e compositores ligados à Escola de Música da UFMG, celebrando e incentivando a presença negra na música erudita.
O programa apresenta sonoridades não tão comuns ao ambiente mais tradicional da música erudita, com a combinação de cordas e percussão. Será interpretada a famosa Bachianas brasileiras n. 5, de Villa-Lobos, uma das mais famosas melodias brasileiras, porém executada em uma diferente roupagem, ao som do vibrafone. Em seguida, a formação tradicional de um quarteto de cordas apresentará a obra Fábulas brasileiras, de 2022, do jovem compositor negro Gabriel Cesário.
Por fim, vibrafone, percussão e quarteto de cordas se juntam para apresentar em primeira audição dois arranjos de obras conhecidas da tradição brasileira: Peixinhos do mar e Canto dos escravos. Os dois arranjos evidenciam contribuições das tradições afro-brasileiras para o universo da música e como elas podem ser absorvidas pela música de concerto, reforçando o protagonismo negro como força transformadora do cenário cultural contemporâneo.
O recital tem entrada gratuita, sujeito à lotação do local. A apresentação integra a 8ª edição do Novembro Negro UFMG, cuja programação completa pode ser encontrada na página oficial do evento.
18 de novembro, 19h30
Evento gratuito
Avenida Afonso Pena, 1.534 – Centro, Belo Horizonte
Acesse o link: https://www.ufmg.br/novembronegro/programacao/