No Centro Cultural, obras de Fabrícia Batista revisitam afetos e memórias da maternidade
Nesta sexta-feira (26), às 19h, será aberta, no Centro Cultural UFMG, a exposição O que fica, da artista visual, designer e ilustradora Fabrícia Batista. A mostra reúne pinturas, desenhos e bordados que emergem da memória e dos afetos ligados à maternidade. As obras poderão ser vistas até 9 de novembro. A entrada é gratuita, e a classificação, livre.
Nos últimos dois anos, Fabrícia Batista vem produzindo pinturas, desenhos e bordados sobre os primeiros dias de sua experiência com a maternidade, um momento único e delicado, mas que, para muitas mulheres, também pode ser exaustivo e solitário. Movida pelas conexões e reflexões despertadas por suas obras, e impulsionada a explorar um tema ainda fértil e pouco abordado na arte contemporânea, a artista apresenta seus trabalhos que emergem da memória e dos afetos ligados à maternidade. A mostra propõe uma imersão poética em imagens que habitam tanto a lembrança de quem cuida quanto a de quem recebeu cuidado.
O processo criativo da artista parte de acervos pessoais de fotografias, que funcionam como pontos de partida para seus desenhos e pinturas. Ao revisitar essas imagens, Fabrícia também revisita suas próprias memórias, promovendo um movimento de transformação no qual o passado é reescrito, repintado e regravado.
A artista
Fabrícia Batista é artista visual, designer e ilustradora. Graduou-se em Design Gráfico pela Escola de Design da Uemg (2007) e em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Uemg (2014). É pós-graduada em Processos Criativos em Palavra e Imagem pela PUC Minas (2015) e mestra em Artes pela Escola Guignard da Uemg (2024). Sua produção concentra-se principalmente na pintura e no desenho. Realizou exposições individuais no Centro Cultural UFSJ, em São João del Rei (2024), no Café com Letras, em Belo Horizonte (2015), no Espaço das Artes do Big Shopping (2013) e na Galeria da Prefeitura de Contagem (2011).
26 de setembro a 09 de novembro, 19h
Evento gratuito
Avenida Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte