Recital de grupo de música antiga da UFMG encerra 1ª edição da Escola Brasileira de Retórica
Com direção da regente Iara Matte, professora da Escola de Música UFMG, o grupo de música antiga Concentus Musicus fará o recital de encerramento da primeira edição da Escola Brasileira de Retórica. O concerto terá peças de Guillaume de Machaut (vários excertos) e de Giovanni Pergolesi (Stabat Mater), interpretados por Matte (regente e soprano), Hélcio Vaz (pianista e organista) e Otávio Assis (contratenor, regente e organista). A apresentação será nesta sexta, dia 31 de outubro, às 19h, na Capela Santo Inácio, localizada na Avenida Cristiano Guimarães, 2.127, bairro Planalto, em Belo Horizonte.
O concerto contempla as conexões entre retórica e música. Em uma cena alegórica, a Natureza oferece a Guillaume de Machaut três de seus filhos — o Senso (Razão), a Retórica e a Música. “Essas relações também são causa de a professora Iara ser hoje membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), instituição fundada em 2010, por pesquisadores na UFMG, entre eles Maria Cecília de Miranda Coelho e Helcira Lima, ex-presidentes da SBR e coordenadoras do Retorar”, informa-se no texto de divulgação.
Primeira edição
A primeira edição da Escola Brasileira de Retórica: eloquência clássica e jesuítica reuniu 16 alunos bolsistas de várias universidades do Brasil com apoio da International Society for the History of Rhetoric (ISHR) e da Faje. O evento, promovido pelo grupo Retorar, vinculado à Fafich, em parceria com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), visa divulgar pesquisas sobre a história da retórica e estimular a geração mais jovem.
Em uma série de encontros realizados nesta semana, os seminários abordaram a história da retórica desde o período clássico greco-romano até a modernidade (sua recepção ou conexão com outras áreas), como também a tradição jesuítica. Os seminários foram conduzidos pelas professoras Ana Lúcia Machado Oliveira (letras seiscentistas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Sophie Conte (línguas grega e latina, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, na França). Também foram organizadas visitas guiadas ao acervo de obras raras da Faje, palestras na UFMG.
Neste sábado, dia 1º de novembro, está programada uma visita ao Instituto Inhotim, em Brumadinho.
31 de outubro, 19h
Evento gratuito
Avenida Cristiano Guimarães, 2.127 – Planalto, Belo Horizonte