Voltar para o Início Ir para o rodapé
Documentação e memória

Suplemento cultural ‘O mantiqueira’, que tem participação do Projeto República, será lançado em BH

Periódico é fruto de parceria do grupo da UFMG, com a Autêntica e com o museu Carde, de São Paulo; número zero será distribuído gratuitamente durante o evento

Por Ewerton Martins Ribeiro

Suplemento ‘O mantiqueira’
Imagem: Grupo Autêntica

Nesta terça-feira, 21, às 19h, será lançado em Belo Horizonte o suplemento cultural O mantiqueira, resultado de parceria entre o Projeto República, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, o Grupo Autêntica, que tem sede em Belo Horizonte e escritório em São Paulo, e o recém-fundado museu Carde, que fica em Campos do Jordão, São Paulo, focado na articulação entre carros, arte, design e educação. O lançamento do Suplemento ocorrerá na Livraria Jenipapo (Rua Fernandes Tourinho, 241, Savassi).

Exemplares do número zero da publicação, que nasce com a pretensão de ser quadrimestral, serão distribuídos gratuitamente no dia do lançamento. O número um deverá ser lançado em fevereiro de 2026. A partir de então, o periódico será vendido em livrarias. A sua edição está a cargo de Schneider Carpeggiani, jornalista e curador que editou por vários anos o Suplemento Pernambuco e atua hoje em projetos especiais da Editora Autêntica. O editor-assistente é Igor Gomes.

Participam do evento de lançamento do suplemento O mantiqueira a diretora geral do museu virtual Rio Memórias, Lívia de Sá Baião, que integra o conselho editorial da publicação, o designer e ilustrador Arthur Starling, um dos responsáveis pelo projeto gráfico, design e diagramação, Aline Monte Sião, do museu Carde, que cuida do marketing e das redes sociais do periódico, e Heloisa Starling, professora do Departamento de História da UFMG, coordenadora do Projeto República.

Entrevista com o historiador Evaldo Cabral de Mello abre a publicação
Imagem: Grupo Autêntica

Sediado na Fafich, o Projeto República é um núcleo de pesquisa, documentação e memória de questões relativas ao período republicano brasileiro. O lançamento do suplemento O mantiqueira ocorrerá no âmbito do República Jenipapo: debates em praça pública, projeto realizado em parceria com a Livraria Jenipapo. O ciclo é focado em debates sobre publicações com capacidade para influenciar o debate público do país sob perspectiva republicana.

Para Luiz Goshima, diretor do Carde, o suplemento “é uma aposta no jornalismo como meio de disseminar histórias que articulam uma visão crítica do tempo presente”. 

O número zero traz como destaques entrevista com Evaldo Cabral de Mello e ensaio de Silviano Santiago, além de artigos, resenhas, crônicas, perfil, quadrinhos e tradução. São “histórias que articulam visão crítica do tempo presente”, escreve o diretor do museu na sua primeira Carta ao leitor.

Categoria: Arte e Cultura

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Arte e Cultura