Voltar para o Início Ir para o rodapé
Permanência

AfirmaSUS vai selecionar profissionais e estudantes para projetos de pesquisa, extensão e cultura na área de saúde

Iniciativa busca promover a equidade e a qualificação de estudantes socialmente vulnerabilizados; Prae conduz o processo de dois projetos, com inscrições abertas até sexta-feira, dia 7

Por Redação

Estudantes atendem homem em situação de rua em BH: populações vulnerabilizadas são foco de um dos projetos conduzidos pela Prae
Foto: Rodrigo Clemente | PBH

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) da UFMG abriu seleção ampliada para recrutar profissionais e estudantes para o Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde, o AfirmaSUS.

Criado pelo Ministério da Saúde, o programa visa fortalecer a equidade na formação de profissionais de saúde, com foco na permanência de estudantes de grupos vulnerabilizados, por meio do apoio a projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura em universidades públicas.

Por meio do edital nº 3062/2025, a Prae vai selecionar bolsistas e voluntários para atuar em dois projetos: Educar nas ruas e na universidade: juntos por acesso, dignidade e permanência e Interculturalidade e ecologia de saberes no cuidado em saúde. As inscrições já estão abertas e encerram-se nesta sexta, 7 de novembro.

Poderão inscrever-se estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFMG. De acordo com o edital, espera-se que o candidato seja criativo, proativo e tenha sensibilidade para dialogar com diferentes públicos e disposição para trabalhar com grupos vulnerabilizados, como a população em situação de rua. Os bolsistas e voluntários deverão contribuir para a integração de saberes e práticas tradicionais ao SUS, participando de pesquisas, ações educativas e produção de materiais formativos que incentivem o respeito à diversidade cultural no campo da saúde.

Projetos e perfil do candidato
O Educar nas ruas e na universidade é uma iniciativa de fomento a ações que promovam a equidade, a inclusão e a saúde no SUS, com foco em grupos vulnerabilizados, como a população em situação de rua. As vagas para esse projeto são destinadas somente a estudantes dos cursos de graduação do campus Saúde autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas travestis e trans, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, de povos e comunidades tradicionais. Os candidatos devem preencher formulário de autodeclaração de pertencimento, disponível no Anexo A do edital.

O projeto Interculturalidade e ecologia de saberes no cuidado em saúde, por sua vez, busca integrar saberes e práticas tradicionais ao SUS, fortalecendo o diálogo entre comunidades e equipes de atenção básica. Envolvendo estudantes de ações afirmativas, profissionais de saúde e docentes, o projeto utiliza a autoetnografia e a educação popular para valorizar os saberes ancestrais e promover práticas de cuidado mais inclusivas e interculturais. Por meio dessa iniciativa serão desenvolvidas pesquisas, ações educativas e materiais formativos que incentivem o respeito à diversidade cultural no campo da saúde.

Iniciativa visa fortalecer a equidade na formação de profissionais de saúde
Imagem: divulgação | Prae/UFMG

Para esse segundo projeto, poderão se inscrever estudantes de graduação que ingressaram por reserva de vagas (Lei de Cotas), provenientes de povos e comunidades tradicionais de matriz africana, indígenas, ribeirinhos, ciganos, entre outros. O projeto é destinado apenas a estudantes do campus Pampulha.

Vagas e seleção
Para ambos os projetos, serão ofertadas uma vaga de tutor, com jornada de 10h semanais, e 10 para bolsistas – destas, sete vagas são para estudantes da área de saúde, e as outras três para discentes de áreas afins ao projeto, que deverão cumprir jornada de 12h semanais. Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 700 mensais. Também serão ofertadas cinco vagas para voluntários, uma para autor e uma para preceptor, todas com carga horária de 8h semanais.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário específico, ao qual devem ser anexados os documentos detalhados no item 3 do edital. As candidaturas serão analisadas individualmente por comissão de docentes e estudantes vinculados à UFMG. A divulgação do resultado final, após interposição de recursos, está prevista para 12 de novembro.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Assistência Estudantil