Pesquisador italiano apresenta abordagem de IA capaz de interpretar a subjetividade humana
Valerio Basile, da Universidade de Turim, discute como sistemas de inteligência artificial podem lidar com diferentes pontos de vista
Por Marcus Vinicius dos Santos | INCT TILDIAR
No dia 19 de junho, às 10h, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFMG promove a palestra Modeling Human Perspectives in Natural Language Processing, ministrada pelo pesquisador Valerio Basile, Universidade de Turin. A conferência, que será proferida em inglês, é gratuita e terá lugar na Sala 2015 do Departamento de Ciência da Computação (DCC), do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. Para participar, o interessado deve se inscrever por meio de formulário específico.
Na palestra, o pesquisador discutirá como sistemas de inteligência artificial podem representar diferentes pontos de vista sem tratar divergências humanas como erros ou inconsistências nos dados. Entre os aspectos que serão tratados estão fenômenos marcados por subjetividade, como ironia, linguagem ofensiva, vieses algorítmicos e outros fenômenos cuja interpretação varia entre indivíduos e grupos sociais.
A palestra também abordará desafios éticos relacionados ao desenvolvimento desses sistemas, o que inclui formas de lidar com opiniões divergentes sem amplificar preconceitos e outros conteúdos potencialmente prejudiciais ou extremistas.
Perspectivismo
O pesquisador também vai expor resultados de outras pesquisas recentes da comunidade científica dedicada ao perspectivismo, visão filosófica que postula que todo conhecimento é construído com base em um ponto de vista ou perspectiva específica, o que implica na não existência de uma visão neutra. Segundo Basile, o perspectivismo vem se consolidando internacionalmente como uma nova forma de desenvolver modelos de inteligência artificial, “processando não apenas a linguagem, mas opiniões, contextos sociais e culturais.
A visita de Valerio Basile à UFMG integra ações de internacionalização do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Inteligência Artificial Responsável para Linguística Computacional, Tratamento e Disseminação de Informação (INCT TILDIAR) e de formação de novos pesquisadores. Nos dias 10 e 11 de junho, ele ministrou o tutorial Perspectivist NLP: data, models, evaluation, and LLMs, atividade que reuniu cerca de 70 estudantes de pós-graduação, pesquisadores e profissionais interessados em processamento de linguagem natural e inteligência artificial.
O tutorial apresentou aplicações práticas do perspectivismo e métodos para construir conjuntos de dados que preservam opiniões divergentes sobre um mesmo conteúdo. Também foram apresentados modelos de IA que podem lidar com fenômenos marcados por subjetividade.
A iniciativa também envolve ações relacionadas à formação de novos especialistas em inteligência artificial. “A colaboração entre pesquisadores da UFMG e da Universidade de Torino vem se consolidando por meio de publicações científicas conjuntas, intercâmbio de pesquisadores e desenvolvimento de projetos de pesquisa em áreas relacionadas à Inteligência Artificial Responsável”, afirma o coordenador do INCT TILDIAR e professor do DCC, Marcos André Gonçalves.
Mais lidos
Semana
-
Aplicadores de provas Copeve cria banco de colaboradores para o Seriado UFMG e outros processos seletivos
Inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico; aplicadores e ledores poderão atuar já no dia 14 de dezembro, quando ocorrerá a Etapa 1 da nova modalidade de ingresso
-
EXPANSÃO Comitiva da UFMG faz visita técnica às instalações do futuro campus de Betim
'Smart campus' deve abrigar bacharelados nas áreas de engenharia, tecnologia e saúde
-
BOAS PRÁTICAS UFMG lança documento com diretrizes para uso responsável da Inteligência Artificial
Guia pauta atuação de professores, estudantes, técnicos-administrativos em educação e terceirizados
-
Últimos dias Prazo de inscrições para o Seriado UFMG termina na sexta, 14 de agosto
Pagamento do boleto deverá ser efetuado até a próxima segunda, 17; provas serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro
-
CARREIRA Servidores TAEs poderão dar entrada em seus processos de RSC a partir de segunda, 10 de agosto
Um dos principais pontos do acordo da greve de 2024, Reconhecimento de Saberes e Competências é demanda antiga da categoria; seminários estão programados para a próxima semana para esclarecer dúvidas
Notícias por categoria
Evento Acadêmico
-
Cátedras de curta duração Brigitte Vinçon-Leite, do IP Paris, ministra conferência sobre gestão de recursos hídricos
Pesquisadora francesa vai abordar o papel dos gêmeos digitais (réplicas virtuais de sistemas físicos) na simulação de cenários, prevenção de impactos e apoio a decisões que antecedem intervenções no ambiente real
-
Cedeplar Da concepção à avaliação, políticas públicas vão dominar debates do Seminário de Diamantina
Sustentabilidade, inclusão e cuidados permearão as pautas de mesas e sessões; evento ocorrerá de 17 a 21 de agosto
-
Políticas públicas Seminário de Diamantina abre inscrições para participantes
Prazo para os quatro minicursos termina em 15 de julho; inscrições para participação geral podem ser feitas até 9 de agosto
-
LARAS Simpósio internacional vai discutir avaliação e comunicação de riscos associados ao consumo de alimentos
Faculdade de Farmácia reunirá especialistas para abordar aspectos regulatórios e de fiscalização; temas abrangem desde a IA até o uso da linguagem em quadrinhos na divulgação científica
-
Computação social ‘Café com IA’ debate como narrativas circulam e alcançam públicos específicos nas redes sociais
Jussara Almeida, do DCC, vai apresentar estudos sobre comunidades misóginas, conteúdos para crianças e estratégias de manipulação do mercado financeiro
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.