Voltar para o Início Ir para o rodapé
Oportunidades

Coltec tem 72 vagas abertas para dois cursos técnicos noturnos subsequentes

Seleção para Biotecnologia e Desenvolvimento de Sistemas terá análise de currículo e avaliação de carta de intenções; inscrições vão de 22 de outubro a 13 de novembro

Por Luana Macieira

Prédio do Coltec no campus Pampulha
Foto: Lucas Braga | UFMG

A partir desta quarta-feira, dia 22, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de cursos subsequentes noturnos do Colégio Técnico da UFMG (Coltec). Serão ofertadas 36 vagas para o técnico subsequente em Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em Programação para Dispositivos Móveis, e 36 para o técnico subsequente em Biotecnologia, com ênfase em Análises Clínicas. Das 72 vagas, metade é reservada para negros, quilombolas e pessoas com deficiência. Há, ainda, reserva de vagas para candidatos cuja renda familiar bruta seja de até um salário mínimo per capita. 

Para participarem do processo seletivo, os candidatos devem ter concluído ou estar cursando o último ano do Ensino Médio ou curso equivalente. O período para solicitação da isenção do valor da inscrição também será aberto na quarta-feira, 22, e vai até a próxima segunda-feira, 27. As inscrições terminam no dia 13 de novembro, e o resultado final da seleção será divulgado em 18 de dezembro. 

O  processo seletivo ocorrerá em duas etapas: avaliação curricular, conforme os critérios discriminados na ficha barema disponível no edital, e avaliação da carta de intenções. 

As inscrições devem ser feitas pela internet. Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

Atividade de curso técnico do Coltec
Foto: Zé Du | Coltec UFMG

Sobre os cursos
Os cursos técnicos têm duração de dois anos e referem-se a áreas que, segundo o diretor do Coltec, José Eduardo Borges Moreira, têm grande apelo entre os jovens e boas oportunidades no mercado de trabalho. “Há muitas vagas para os jovens em ambos os mercados. Os estudantes às vezes têm dúvidas se devem fazer o curso técnico ou a graduação nessas respectivas áreas. Os cursos subsequentes são mais concentrados, duram apenas dois anos, enquanto a graduação dura quatro. É um curso de menor duração, mas que também prepara muito bem para a atuação no mercado”, diz.

O profissional formado em Desenvolvimento de Sistemas terá capacidade de atuar nos diversos âmbitos da tecnologia de programação, pois aprenderá variadas linguagens com paradigmas específicos, além de padrões de projetos. O técnico formado em desenvolvimento de sistemas é qualificado para trabalhar como desenvolvedor autônomo ou coordenador de projetos.

O curso técnico em Biotecnologia, por sua vez, objetiva formar profissionais de nível técnico de excelência, com aptidão para desenvolver suas atividades profissionais nas indústrias farmacêutica, médica e veterinária, produzindo imunobiológicos, tais como vacinas, diluentes, kits de diagnóstico de diversas doenças infecciosas ou não infecciosas. O curso possibilita a formação de um profissional com capacidade técnico-científica para participar da implantação de novas tecnologias relacionadas à natureza humana e animal, podendo atuar também em centros e instituições de pesquisa públicas ou privadas.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Formas de Ingresso