Voltar para o Início Ir para o rodapé
Programação

Semana do Conhecimento mostra, nos campi e nas ruas, panorama da produção da UFMG

Em sua 34ª edição, evento começa em Belo Horizonte nesta segunda, 13, com conferência do divulgador científico Atila Iamarino; novidade são atividades em praças de Montes Claros e BH

Identidade visual da Semana do Conhecimento
Arte: Criação/Cedecom

A partir da próxima segunda-feira, 13, a UFMG vai mostrar, em seus campi de Belo Horizonte, um amplo panorama de sua produção – da pesquisa à extensão, do ensino à cultura e às artes. A Semana do Conhecimento chega à sua 34ª edição, com dezenas de atividades, como é tradicional, e uma novidade: desta vez, a Universidade vai extrapolar seus limites físicos e promover um verdadeiro festival de conhecimento, para todas as idades, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (no sábado, 18) e na Praça Doutor Carlos, em Montes Claros (neste sábado, 11). Participar da Semana é gratuito e para todos. No campus regional, as atividades começaram no fim de setembro.

O tema deste ano é Do mar ao sertão: ciência, territorialidades e justiça climática. A programação será aberta na segunda, às 9h, com conferência do biólogo e divulgador científico Atila Iamarino, e inclui também apresentação dos trabalhos de estudantes e técnicos, a entrega do Prêmio UFMG de Teses, um seminário sobre inteligência artificial e, no último dia do evento (sexta, 17), a premiação dos melhores trabalhos. Haverá visitas guiadas à Estação Ecológica, ao BH-TEC, ao Centro de Microscopia e ao Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG ao longo da semana.

Como em todos os anos, a Semana do Conhecimento da UFMG está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criada há mais de duas décadas e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento, de abrangência nacional, é responsabilidade também de atores locais como universidades, escolas, museus e governos. Seu tema neste ano é Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.

Estes são alguns momentos da programação:

Sábado, 11, das 9h às 13h
UFMG nas ruas em Montes Claros
Praça Dr. Carlos Versiani
Estão previstas 12 atividades, entre ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas no campus regional da UFMG, e ainda brincadeiras para crianças e sorteio de brindes. Saiba mais.

Conferência de Atila Iamarino abre a Semana

Segunda, 13, às 9h
Conferência de Atila Iamarino
Auditório da Reitoria
Muito conhecido por explicações nas redes sociais durante o período da pandemia de covid-19, Atila vai abordar os desafios contemporâneos da relação entre ciência, ambiente e sociedade. A conferência propõe reflexão sobre como o conhecimento científico pode orientar políticas públicas e práticas voltadas à justiça climática, enfrentando os impactos desiguais da emergência ambiental. 

Iamarino é doutor em Microbiologia pela USP, foi pesquisador nessa instituição e na Yale University (EUA). É um dos criadores do Scienceblogs Brasil e do Nerdologia. Mantém um canal de comunicação científica no Youtube com mais de 1,6 milhão de inscritos. Atua também como consultor em educação na internet e produtor de material didático digital. Mais informações em perfil do cientista no Instagram e em seu canal no YouTube.

Michele Nogueira: IA e cibersegurança
Foto: acervo pessoal

Terça, 14, às 18h
Prêmio UFMG de Teses
Auditório da Reitoria
Cerimônia de premiação das melhores teses dos programas de pós-graduação e das grandes áreas do conhecimento

Quinta, 16
2º Seminário Inteligência Artificial, Ética e Universidade
Auditório da Reitoria

9h
Painel Inteligência artificial e ensino
Moderação: Vilma Macagnan (Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital)
Geane Alzamora (Fafich)
Marcos Prates (Estatística)
Ronaldo Gomes Jr. (Letras)

10h30
Painel Inteligência artificial na pesquisa
Moderação: Ricardo Fabrino (Ciência Política)
Marcos André Gonçalves (INCT em Inteligência Artificial Responsável para Linguística Computacional, Tratamento e Disseminação de Informação)
Michele Nogueira (INCT IA e Cibersegurança)
Tiago Novo (Instituto de Geociências)

Sexta, 17, às 14h
Premiação dos trabalhos apresentados ao longo da semana e encerramento do evento
Auditório da reitoria

Ronaldo Gomes Jr.: IA e ensino
Foto: Somos UFMG

Sábado, 18, das 10h às 14h
UFMG nas ruas, em BH
Praça da Liberdade

As ações vão desde oficinas sobre biodiversidade, saúde pública e educação inclusiva até rodas de conversa sobre direitos humanos, experiências indígenas e questões ambientais. As atividades terão formatos acessíveis e interativos, como jogos, exposições, dinâmicas colaborativas e intervenções educativas. Serão 50 atividades.

Além do conteúdo científico, o UFMG nas ruas oferece programação cultural, que é um convite à celebração da arte e da convivência. Na Praça da Liberdade, o público poderá participar de oficinas criativas e se encantar com apresentações musicais que vão do coral de trombones ao quarteto de saxofones. Jogos de tabuleiro, atividades lúdicas e performances cênicas também fazem parte da proposta. Essa integração entre ciência e cultura reforça o papel da Universidade como agente transformador, que compartilha saberes e promove experiências significativas fora dos muros acadêmicos.

Outras informações sobre a programação estão no site da Semana do Conhecimento.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional