Voltar para o Início Ir para o rodapé
Estreia

UFMG busca ampliar visibilidade e transparência com novo portal na web

Ambiente oferece mais acessibilidade e garante documentação que vai subsidiar evolução ao longo do tempo

Por Itamar Rigueira Jr.

Usuária segura com as duas mãos um celular que exibe conteúdo novo portal da UFMG
UFMG estreou novo portal nesta terça-feira, 4
Foto: Thainá Rocha | UFMG

Entrou no ar o novo portal web da UFMG. Ele é resultado de um esforço de pesquisa e desenvolvimento, realizado nos últimos anos, que busca aumentar a visibilidade e a transparência na comunicação institucional, oferecendo melhor usabilidade, maior acessibilidade e garantindo a documentação que vai subsidiar a evolução constante e segura do ambiente web ao longo do tempo.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida avalia que a concepção do novo portal reflete as próprias transformações da UFMG. “Em certa medida, um portal é a cara da Universidade, uma janela por meio da qual ela se mostra para o mundo. Estamos a pouco mais de um ano do nosso primeiro centenário e esperamos que o novo portal seja capaz de transmitir, no ambiente digital, os nossos valores”, afirma. 

“Esse projeto foi uma prioridade desta gestão e visa atender às demandas contemporâneas da comunicação pública e institucional, com foco no cidadão e no aprimoramento da experiência do usuário”, diz a professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. “Foi um projeto de fôlego, que exigiu muitos estudos para subsidiar cada tomada de decisão sobre cada detalhe do que foi construído. Ainda assim, sabemos que o que passa a estar disponível hoje é uma versão que ainda vai exigir ajustes. Por isso, fizemos escolhas que permitem que nossas equipes continuem trabalhando, com tranquilidade e segurança, nos aprimoramentos que virão ao longo do tempo”, afirma.

O novo portal utiliza a plataforma WordPress, que suporta de 60% a 70% dos sites em todo o mundo. “O portal anterior, lançado há oito anos, já estava engessado, era pouco funcional e exigia uma equipe muito numerosa. A opção pelo WordPress visa facilitar a manutenção e a atualização contínuas”, explica Alexandre Menezes, vinculado à equipe do Núcleo de Tecnologia e Comunicação Digital Web, responsável pelo desenvolvimento da plataforma.

Além disso, o novo portal é totalmente adaptado para o acesso via qualquer tipo de dispositivo. Segundo levantamento realizado pelo Núcleo Web do Cedecom, 53,5% dos acessos realizados no último ano foram oriundos de celulares, 45,5% ocorreram por computadores e 0,9% vieram de tablets.

Tela de computador exibe conteúdo do novo Portal
Novo site tem design otimizado para computador e celular
Foto: Jebs Lima | UFMG

Concepção
A pesquisa que subsidiou o desenvolvimento do novo portal se valeu de uma escuta que envolveu cerca de duas mil pessoas. Foram 1.850 questionários respondidos pelos diversos públicos da UFMG, oito grupos focais com gestores da Administração Central e dezessete entrevistas com integrantes da equipe do Cedecom, que ajudam a alimentar o site e cujos núcleos, como os de produção jornalística, a Rádio UFMG Educativa e a TV UFMG, têm o portal como plataforma de exibição de seus conteúdos.  

O Núcleo Web do Cedecom também analisou o que se faz de melhor em websites de outras universidades – nessa ação de benchmarking, foram estudadas boas práticas em portais de vinte instituições, do Brasil e do exterior, sobretudo da América Latina e dos Estados Unidos. O novo design reflete a identidade visual da UFMG, com ênfase em suas linhas mais perenes, e dá preferência a um sistema de cores simplificado, fontes legíveis e hierarquia visual clara, que facilitam a navegação e a leitura.

O Cedecom também tem dedicado especial atenção aos recursos capazes de tornar os produtos comunicacionais gráficos da Universidade, assim como a navegação dos seus produtos digitais, mais acessíveis para as pessoas com deficiências. Assim, mecanismos, como o VLibras, disponibilizado pelo governo federal – que traduz automaticamente o conteúdo de produtos audiovisuais para pessoas surdas –, poderão ser incorporados ao portal.

Conteúdos valorizados
Para subsidiar a nova arquitetura da informação, foram analisadas detalhadamente as seções mais acessadas no portal anterior, no intuito de tornar seus conteúdos mais visíveis para os usuários. Páginas como as de cursos e de transporte, as mais buscadas pela comunidade UFMG, agora aparecem na home do novo portal. Assim, a informação sobre os ônibus que circulam no campus Pampulha e suas imediações, por exemplo, ficou mais direta, dinâmica e prática. Os horários de passagem das diversas linhas são agora atualizados automaticamente ao longo do dia, e cliques levam a mapas que esclarecem os itinerários.

Após conhecer a versão beta do portal, coordenadores de mídias gerenciadas pelo Cedecom, como a Rádio UFMG Educativa e a TV UFMG, avaliam que seus núcleos estão mais bem representados no novo site. O mais jovem deles, o de Redes Sociais, aparece pela primeira vez no endereço da web, um exemplo concreto das adequações aos novos tempos.

“A nova página da Rádio UFMG Educativa consegue valorizar e dar mais visibilidade aos nossos quase 80 programas”, afirma a supervisora de conteúdo da emissora, Luiza Glória. “Nossas produções e materiais veiculados em 104,5 FM passam a ganhar uma organização interessante para que os ouvintes possam acessar para ouvir de novo, indicar para alguém, ou mesmo para se inteirarem dos assuntos que levamos ao ar”, acrescenta a jornalista, para quem a inauguração da nova página chega em momento oportuno, uma vez que a Rádio UFMG Educativa acaba de comemorar 20 anos e de promover ampla reformulação em sua grade de programação.

A equipe web do Cedecom enfatiza a importância da documentação robusta que acompanhará o projeto, composta dos registros de reuniões, transcrições de entrevistas em áudio, resumos e resultados das análises diversas. Esse material vai propiciar que novos profissionais compreendam o processo e possam contribuir de maneira efetiva para a atualização do portal.

“Esse lançamento não é o fim do processo, mas o início de uma nova fase. Estamos abertos a promover alterações sempre que houver novas demandas. A forma como o portal foi construído é uma base consistente para a evolução”, afirma Amadeus Rocha, designer de interfaces que atuou na concepção do portal.

O grupo que trabalhou no desenvolvimento do novo portal é formado por Alexandre Menezes, Amadeus Rocha, Bruno Vinícius, Daniel Reis, Gabriel Teixeira Toledo, Julia Correia Campos e Lucas Alves. Fabrício Sales e Thiago Colombo, que integraram o Núcleo Web, colaboraram em etapas anteriores da empreitada.

A produção do novo portal também abrangeu revisão e reestruturação de conteúdo, trabalho que ficou a cargo da equipe de projetos especiais do Cedecom, formada por Cláudia Amorim e Thainá Rocha, com suporte das bolsistas Ana Souza, Emile Letícia e Nayara Aguiar.

Categoria: Institucional

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Institucional