UFMG é a maior depositante de patentes entre as universidades do país
Foram 94 inovações registradas em 2025; instituição aparece no terceiro lugar geral em ranking do INPI
Por Janaína Coelho | CTIT
A UFMG alcançou mais um marco em sua trajetória de inovação e proteção da propriedade intelectual. De acordo com o Ranking de Depositantes 2025, divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a instituição é a universidade brasileira com o maior número de depósitos de patentes de invenção.
No ranking geral de residentes no Brasil, que inclui empresas, universidades e institutos de pesquisa, a UFMG ocupa a terceira colocação nacional, com 94 depósitos de patentes de invenção realizados em 2025. À frente da Universidade aparecem apenas a Stellantis Automóveis Brasil [empresa automobilística que resultou da fusão entre o grupo francês PSA e a Fiat Chrysler Automobiles], com 225 depósitos, e a Petrobras, com 172. Entre todas as universidades brasileiras, a UFMG lidera o levantamento do INPI.
“Esse resultado comprova mais uma vez a robustez do nosso ecossistema de inovação. Somos uma universidade que produz, protege e licencia o seu conhecimento, gerando benefícios concretos para a sociedade. É um desempenho que podemos, sim, chamar de histórico não apenas por causa dos números, que são muito expressivos, mas porque ele também expressa o trabalho de várias gestões e de gerações inteiras de professores, pesquisadores, estudantes e técnicos. A inovação é parte integrante do nosso ethos institucional”, afirma o reitor Alessandro Fernandes Moreira.
A liderança nacional entre as universidades é fruto do trabalho contínuo da UFMG de estímulo à proteção da propriedade intelectual e aproximação com o mercado, conduzido pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), o núcleo de inovação da Universidade. “O desempenho atesta a importância do apoio do órgão aos pesquisadores, tanto na orientação dos grupos de pesquisa como na aproximação com a iniciativa privada. A CTIT continuará trabalhando na ampliação de parcerias, fortalecimento da proteção intelectual e na aceleração da transferência de tecnologia, garantindo que a produção científica da UFMG alcance cada vez mais a sociedade”, destaca o diretor da CTIT, professor Rudolf Huebner.
Os 94 pedidos de patentes registrados em 2025 superam o recorde anterior de 92 depósitos alcançado em 2016, quando a Universidade também liderou o ranking nacional. Desde 1992, a Universidade acumula mais de 1.580 pedidos de patentes junto ao INPI, sendo que mais de 160 tecnologias se encontram licenciadas ao mercado.
Probióticos contra a obesidade e a compulsão alimentar
Entre as tecnologias protegidas pela UFMG em 2025 está uma inovação destinada ao enfrentamento da obesidade e da compulsão alimentar por meio do uso de probióticos isolados do leite materno humano. O pedido de patente Composições com atividade contra obesidade e compulsão alimentar compreendendo bactérias isoladas do leite materno humano, e usos, vale-se de duas linhagens bacterianas – Lacticaseibacillus rhamnosus DM-UFMG 64 e Lactobacillus gasseri DM-UFMG 007 – capazes de atuar na modulação da microbiota intestinal, contribuindo para a redução do peso corporal e para a melhoria de indicadores metabólicos.
Estudos realizados por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG demonstraram benefícios, como o aumento da tolerância à glicose, a redução dos níveis de colesterol, a diminuição de enterobactérias intestinais e a melhora da cognição. A inovação poderá dar origem a formulações alimentares e farmacêuticas destinadas ao tratamento complementar da obesidade, condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além de apresentar uma alternativa potencialmente mais segura às terapias convencionais, a tecnologia se destaca por explorar microrganismos de origem humana e por reunir, em uma única solução, benefícios que não haviam sido descritos conjuntamente no estado da técnica.
“Ao analisar o leite materno de várias mulheres, descobrimos que essas bactérias só estavam contidas em mães com o IMC normal. A partir daí, temos dois caminhos: usar as bactérias, no público adulto, como probióticos para o combate à obesidade e também oferecê-las aos bebês, situação em que a bactéria consegue se colonizar e gera uma proteção contra a obesidade infantil”, explica o professor Flaviano Martins, do Departamento de Microbiologia do ICB, coordenador dos estudos.
Gerei uma tecnologia: o que faço agora?
Na UFMG, o processo de proteção da propriedade intelectual começa com notificação à Universidade. Essa notificação precisa ser feita por meio de formulários disponibilizados no site da CTIT, nos quais o proponente deve descrever sua atividade conforme uma série de tópicos.
Na UFMG, há cinco modelos de notificação disponíveis no site da CTIT: “pedido de registro de marca”, “notificação de invenção”, “notificação de programa de computador”, “notificação de desenho industrial” e “notificação de base de dados”. Preenchido o formulário correspondente a cada caso, ele deve ser enviado por e-mail para que o processo seja iniciado.
Para não correr riscos em relação ao sigilo da informação, a UFMG não utiliza formulários de internet e só recebe notificações em e-mail institucional, considerado mais seguro. Depois desse recebimento, as documentações relativas ao processo também só circulam em rede interna, para mitigar qualquer chance de vazamento dos dados sensíveis da inovação.
Notícias relacionadas:
Pesquisa e Inovação UFMG bate o próprio recorde de depósitos de patentes em 2025
Em 2025, a UFMG bateu seu próprio recorde de depósitos de pedidos de patentes ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foram 95 solicitações submetidas no decorrer do ano, 66 como primeira depositante e 29 como instituição cotitular do depósito. O recorde anterior havia sido alcançado em 2016, ano em que a Universidade também liderou […]
Pesquisa e Inovação Pesquisadores associam bactérias isoladas do leite materno à prevenção e tratamento da obesidade
Ao avaliarem a microbiota presente no leite materno, pesquisadores da UFMG identificaram que determinadas bactérias ali encontradas têm potencial para prevenir e tratar a obesidade, além de contribuir para a redução da compulsão alimentar. Iniciado em 2017, o estudo envolveu 47 lactantes do Hospital Sofia Feldman e 24 do Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. […]
Pesquisa e Inovação Algoritmos contra doenças
A tecnologia sempre foi uma aliada nos tratamentos de saúde, com presença cada vez mais constante nas pesquisas e estudos do campo das ciências biológicas. Com o objetivo de simular a ligação de moléculas com potencial farmacológico, um grupo de pesquisadores da UFMG desenvolveu o POTTER (peptide optmization tool for enhanced receptor-binding). A inovação é […]
Mais lidos
Semana
-
Processo Seletivo Inscrições para o Seriado e pedidos de isenção da taxa começam segunda, dia 15
Inscrições vão até 22 de julho; solicitação de isenção total ou parcial e envio da documentação comprobatória devem ser feitos até 24 de junho
-
DIA 14 DE JUNHO UFMG realiza nova edição do Domingo no Campus neste fim de semana em BH
Serão mais de 40 atividades de cultura, ciência e lazer gratuitas no campus Pampulha
-
DEED UFMG quer saber como seus estudantes se relacionam com o universo digital
Dados obtidos pela pesquisa subsidiarão o planejamento de ações na área de educação digital
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Faça chuva ou faça sol Sem tempo ruim: ‘Domingo no campus’ reúne famílias em manhã de diversão
Público aproveitou mais de 30 atividades, entre oficinas, ações de saúde, inclusão e experiências interativas
Notícias por categoria
Institucional
-
Copa do Mundo UFMG delibera sobre expediente de trabalho em dias de jogos da seleção brasileira
Jornada poderá ser alterada conforme os horários das partidas desde que assegurados o cumprimento das atividades acadêmicas e o funcionamento dos serviços essenciais
-
POSSE Eliane Gonçalves é reconduzida ao cargo de diretora da Escola de Veterinária
Professor Andrey Pereira é o novo vice-diretor; dupla comandará a Unidade na gestão 2026-2030
-
DESINFORMAÇÃO Regulação das redes e governança digital são urgentes para conter erosão democrática
Em seminário promovido pelo Ieat, especialistas debateram as novas diretrizes de responsabilização das plataformas e os riscos e desafios que envolvem as eleições deste ano
-
Cerimônia Rosy Mary dos Santos e Adriano Pereira Paglia assumem a diretoria do ICB
Responsável pela unidade no ciclo 2026-2030, dupla pretende 'estreitar laços' entre comunidades dos diferentes cursos do Instituto
-
Sistema de Bibliotecas Izabel Antonina e Wellington Marçal renovam mandatos como diretores da Biblioteca Universitária
Consulta pública que os reconduziu aos cargos para biênio 2026-2028 foi realizada nesta segunda-feira, 1º; a dupla compôs a única chapa inscrita na eleição
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.