Projetos da UFMG vencem edital de fomento à pesquisa em lazer, turismo e hospitalidade
Estudos que tratam de experiências gastronômicas em cidades brasileiras e turismo cinematográfico figuram entre os quatro premiados pela Anptur e Embratur
As professoras da UFMG Christianne Gomes e Ana Paula Guimarães e os doutorandos Pablo Moreira e João Lucas de Almeida participaram dos projetos de pesquisa em rede que venceram o edital nacional de fomento à produção científica nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (Anptur) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Os pesquisadores são vinculados ao Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO).
A premiação foi anunciada no 12º Seminário da Anptur e no 10º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (Clait), realizados na Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, de 16 a 19 de setembro.
Brasil criativo e turismo cinematográfico
A pesquisa Brasil criativo, com afeto para você conquistou o primeiro lugar. O estudo mostra como o reconhecimento da dimensão afetiva associada às experiências gastronômicas em Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty influencia a imagem dessas quatro “cidades criativas em gastronomia” [título concedido pela Unesco], contribuindo para as estratégias de governança turística. A equipe é coordenada por Christianne Gomes e integrada por Ana Paula Guimarães e pelo doutorando Pablo Moreira.
Pablo Moreira salienta que a gastronomia é um ativo cultural e criativo essencial para o turismo porque atrai visitantes, impulsiona a economia local, promove a cultura e a identidade de um lugar, instigando conexões afetivas com os destinos. Para a professora Ana Paula, o desafio é entender a centralidade do afeto na atratividade internacional de destinos, o que evidencia a originalidade e o pioneirismo da investigação. A pesquisa tem caráter interdisciplinar e fundamenta-se na aliança entre turismo e neurociências.
Turismo cinematográfico e soft power é o título do projeto que conquistou o quarto lugar, com participação do doutorando João Lucas Campos. A pesquisa busca sistematizar conhecimentos sobre o turismo relacionado à atividade cinematográfica e propor diretrizes estratégicas para posicionar o audiovisual brasileiro como ferramenta de soft power e atração turística internacional, em sinergia com as comissões fílmicas nacionais e com experiências internacionais exitosas.
Com base na premissa de que filmes (para a tela grande e para o streaming) e outras produções audiovisuais projetam valores culturais e influenciam a escolha de destinos por turistas, o doutorando João Lucas explica que a pesquisa pretende explorar o potencial do turismo cinematográfico como instrumento para posicionar o Brasil no cenário global. A proposta está alinhada ao planejamento estratégico da Embratur, denominado Plano Brasis 2025-2027. Segundo a professora Christianne Gomes, a pesquisa pretende contribuir com soluções inovadoras e replicáveis para ampliar a atratividade do Brasil como destino turístico e cinematográfico, integrando comunicação, marca-país e experiência.
Apenas quatro projetos foram selecionados em todo o Brasil, e cada um recebeu R$ 100 mil em financiamento. Mais informações podem ser obtidas nos sites da Anptur e da Embratur.
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