Voltar para o Início Ir para o rodapé
Representações da morte

Estudo da Fafich busca voluntários que vivenciaram o luto após a perda de entes queridos

Trabalho tenta reunir elementos para a proposição de formas mais eficazes de acolhimento e cuidado psicológico

Por Redação

Trabalho visa a contribuir para o desenvolvimento futuro de formas mais sensíveis e eficazes de acolhimento e cuidado psicológico
Trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de formas mais sensíveis e eficazes de acolhimento e cuidado psicológico
Imagem: Matheus Espíndola (com uso de IA)

A experiência do luto pode impactar de maneira direta a forma como as pessoas ressignificam sua própria existência. Com o objetivo de compreender melhor esse processo, o Programa de Pós-graduação em Psicologia está desenvolvendo o estudo Representações da morte entre o luto e o trauma (ReDGriT). A investigação é conduzida pela doutoranda Gislaine Leoncio Motti, sob a orientação da professora Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento.

A pesquisa busca voluntários de todo o Brasil que tenham vivenciado a perda de um ente querido entre os anos de 2020 e 2025. De acordo com as idealizadoras do projeto, o trabalho visa contribuir para o desenvolvimento de formas mais sensíveis e eficazes de acolhimento e cuidado psicológico.

Reações
A colaboração da comunidade ocorre por meio do preenchimento de questionário, que leva cerca de 20 minutos para ser concluído. As perguntas abordam aspectos como as reações a perdas significativas, a espiritualidade e os mecanismos individuais para lidar com situações de estresse e dor. A coordenação do estudo enfatiza que não existem respostas certas ou erradas e que é importante que os participantes respondam com sinceridade, com base em suas próprias vivências.

A pesquisa segue rigorosamente os parâmetros bioéticos e as legislações vigentes. A participação é anônima, e o preenchimento pode ser interrompido a qualquer momento pelo usuário. As informações coletadas são sigilosas, tratadas exclusivamente para fins científicos e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e com normativas do Conselho Nacional de Saúde.

Para esclarecimento de dúvidas, envio de sugestões ou feedbacks institucionais, a coordenação disponibiliza o contato direto com as pesquisadoras por meio dos endereços eletrônicos gisamotti@gmail.com e ingridfgian@gmail.com.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Pesquisa e Inovação

Sugira uma pauta

Acesse o formulário e sugira uma pauta para ser discutida.

Sugerir Pauta

Feed RSS

Receba atualizações das últimas notícias publicadas.